Início do conteúdo

03/02/2011

Ensp/Fiocruz promove exposição interativa sobre tuberculose

Informe Ensp


O Projeto Fundo Global para o Controle da Tuberculose, que tem o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), por meio do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, e das secretarias estadual e municipal de Saúde, da Fundação Ataulpho de Paiva e do Ministério da Saúde, entre outros, promoverá de 2 a 11 de fevereiro, uma mobilização pela priorização do controle da tuberculose na política pública de saúde. A iniciativa será a exposição interativa Tuberculose tem cura: SUS pra valer, instalada na estação Carioca do metrô do Rio de Janeiro, cujo objetivo é mostrar, de forma didática e lúdica, informações básicas sobre a doença no posto de saúde cenográfico.



A exposição, que poderá ser vista das 8h às 18h, foi criada pelo Projeto Fundo Global Tuberculose-Brasil, conta com instalações que simulam um posto de saúde cenográfico, onde técnicos orientarão o público sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença. O objetivo é ainda difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma que ainda persiste de que essa é uma doença que só afeta aos pobres.


Dividida em cinco seções, a exposição contará com jogos didáticos, como o Pega ou não Pega. Em outra seção, um painel com acendimento de lâmpadas convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. Várias partes poderão ser movidas, até o visitante encontrar o gesto "correto", como por exemplo, levar a mão à boca na hora da tosse. Haverá ainda um jogo eletrônico explicando como se prevenir, se tratar e, finalmente, se curar. No evento, serão recolhidas opiniões e manifestações da população, que serão posteriormente entregues ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para selar compromissos de apoio ao controle da doença.


Publicado em 2/2/2011.

Voltar ao topo Voltar