Início do conteúdo

14/05/2013

Ensp promove colóquio franco-brasileiro para discutir política hospitalar


Entre os dias 15 e 17 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a Ecole des Hautes Études em Santé Publique (EHESP), por meio da cooperação técnica no âmbito da gestão hospitalar, realizarão no Rio de Janeiro o 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Política Hospitalar: o Desafio da Gestão dos Centros Hospitalares de Alta Complexidade. O evento tem por objetivo analisar as experiências acumuladas no nível da política e da gestão da atenção hospitalar de organizações no Brasil e na França, buscando identificar desafios para o desenvolvimento de centros hospitalares de alta complexidade no âmbito do sistema nacional de saúde.


 A atividade também busca conhecer e analisar propostas inovadoras no modelo de governança e instrumentos gerenciais, os sistemas de governança, os novos arranjos organizacionais

A atividade também busca conhecer e analisar propostas inovadoras no modelo de governança e instrumentos gerenciais, os sistemas de governança, os novos arranjos organizacionais


O colóquio foi pensado com base na importância da organização e da gestão dos estabelecimentos hospitalares dos sistemas nacionais de saúde, bem como as experiências acumuladas pela Ensp e pela EHESP nas esferas da formação, cooperação e pesquisa nesse campo. As instituições decidiram retomar, em 2011, o projeto de cooperação na área hospitalar. A parceria em trabalhos anteriores, envolvendo as duas instituições, e a criação dos novos institutos nacionais (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas) reforçam a importância de discutir o papel dos institutos nacionais no sistema de saúde e também contribuem para a realização do evento.


Além de analisar as experiências acumuladas da política e da gestão da atenção hospitalar de organizações no Brasil e na França, o colóquio pretende debater as políticas hospitalares implementadas nos sistemas de saúde da França e do Brasil. Também está na pauta do evento discussão sobre o papel dos centros hospitalares de alta complexidade dos sistemas nacionais de saúde; a identificação das tendências na organização e gestão da atenção hospitalar e os desafios para o funcionamento em redes integradas nos sistemas de saúde francês e brasileiro. A atividade também busca conhecer e analisar propostas inovadoras no modelo de governança e instrumentos gerenciais, os sistemas de governança, os novos arranjos organizacionais e instrumentos gerenciais; e, por fim, discutir a condução de processos de mudança associados às iniciativas de redesenho e ampliação de organizações hospitalares complexas.


A atividade será realizada em três eixos temáticos. O primeiro deles envolve os desafios atuais dos sistemas nacionais de saúde e o papel dos institutos nacionais, o funcionamento em rede, a articulação das atividades de atenção, ensino, pesquisa e a colaboração na formulação de políticas de saúde. O segundo eixo corresponde às tendências na configuração de sistemas de governança e modelos de gestão para organizações hospitalares complexas, práticas de contratualização externa e interna e exigências de autonomia e de coordenação. Já no terceiro eixo, serão abordadas as dimensões da mudança organizacional na conformação dos centros hospitalares de alta complexidade, a gestão da mudança, o compartilhamento de recursos, a incorporação de tecnologias de saúde e a profissionalização da gestão.


O  1º Colóquio Franco-Brasileiro de Política Hospitalar: o Desafio da Gestão dos Centros Hospitalares de Alta Complexidade ocorrerá de 15 a 17 de maio, a partir das 9h, no Everest Rio Hotel (Rua Prudente de Morais 1.117, Ipanema, Rio de Janeiro). A atividade será fechada a autoridades, dirigentes hospitalares e especialistas da França e do Brasil e contará com serviço de tradução simultânea.



Assessoria de imprensa

Elisa Andries Ensp/Fiocruz

(21) 9346-6076


Publicado em 14/5/2013.

Voltar ao topo Voltar