30/09/2024
Para celebrar o Dia Internacional da Linguagem Simples, o Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Pólen) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) lançará, no dia 4 de outubro, o Programa de Aceleração da Inovação para Soluções em Design e Linguagem Simples. O edital vai apoiar projetos que visam melhorar a comunicação pública com os cidadãos e democratizar o conhecimento. O lançamento será transmitido pelo canal da Ensp/Fiocruz no YouTube, e contará com a participação de convidados que debaterão pesquisas e experiências com o tema da Linguagem Simples.
O Laboratório de Inovação em Gestão (Polén) da Ensp/Fiocruz vai selecionar 10 propostas, sendo oito das diferentes unidades da Fiocruz e duas de outras instituições públicas do Rio de Janeiro.
O evento de lançamento do edital contará com a participação de Cláudia Pernencar, da Universidade de Nova Lisboa; José Fernando Barros e Silva, coordenador do Iluminas; Maria José Bocorny Finatto, pesquisadora 1D do CNPq; e Sandro Marengo, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os convidados vão compartilhar suas pesquisas e experiências com o tema da Linguagem Simples e além de assuntos sobre a ISO ABNT NBR 24495-1 e o Design centrado no Usuário.
Polén
O Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Pólen) foi criado em 2022, com o propósito de promover a inovação na área de gestão, desenvolvendo soluções inovadoras, instalando capacidades para inovar e disseminando novas práticas. Ele busca aprimorar os serviços públicos com abordagens centradas nas pessoas, experimentação, horizontalidade, criatividade e colaboração, contribuindo para a transformação e democratização da inovação na gestão.
Entre os propósitos do Pólen estão: promover a inovação na gestão pública, contribuindo para a democratização e aprimoramento das organizações e serviços públicos para a sociedade; desenvolver e implementar tecnologias para a transformação digital e a promoção da transparência pública; disseminar metodologias de colaboração, experimentação, agilidade, criatividade e comunicação; fomentar o uso de Design e Linguagem Simples e Acessibilidade na comunicação das organizações públicas; facilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras; desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessários para fortalecer a capacidade de inovar dos trabalhadores públicos e das organizações, transformando a cultura organizacional.