Início do conteúdo

11/10/2019

Ensp/Fiocruz sedia World Bioethics Day e promove debates (14/10)

Informe Ensp


No dia 14 de outubro, às 14h, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) vai receber o World Bioethics Day. A edição de 2019 na Escola discutirá a bioética na luta anti-racismo, o colonialismo brasileiro e a bioética feminista. O dia conta também com uma homenagem a Debora Diniz e a Jurema Werneck, pessoas que lutam diretamente contra a opressão e contra toda e qualquer estratégia política que oprima a humanidade. O encontro é organizado no âmbito da International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Israel (Haifa), rede da qual o Programa da Ensp de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) faz parte. 

O coordenador do PPGBIO, programa desenvolvido pela Ensp/Fiocruz em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, Sergio Rego, lembrou que há alguns anos a Escola passou a ser uma unidade da cátedra de bioética da Haifa e que participa ativamente das atividades em homenagem ao Dia Mundial da Bioética, celebrado em 19 de outubro. A data foi estabelecida pela Unesco, em comemoração à aprovação da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, em 2005.

O coordenador do encontro falou sobre a programação contando que está prevista uma mesa redonda que terá a participação de três ilustres professores e estudiosos do campo. Nela, serão debatidos três pontos principais que entendemos ser estratégicos para o desenvolvimento da bioética no brasil com uma cara brasileira. “A expectativa é teremos, então, um dia de reflexão, belas discussões e muita consideração com todos aqueles que lutam por um país melhor”, disse Sergio Rego. 

Leia mais no Informe Ensp
 

Voltar ao topo Voltar