Início do conteúdo

11/11/2015

EPSJV e Canal Saúde fecham parceria para a 5ª Mostra Audiovisual estudantil

Canal Saúde


Pela primeira vez, o Canal Saúde será parceiro da Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio. O evento, realizado desde 2011 pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), reúne alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas na realização e discussão sobre a produção audiovisual. Este ano, a quinta edição da Mostra recebeu e analisou 48 vídeos de 18 escolas brasileiras, duas escolas espanholas, uma argentina e uma italiana. Desses, 27 vídeos foram selecionados e serão exibidos no evento, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2015, na EPSJV.

Além de envolver jovens na produção audiovisual, a Mostra propõe aos alunos refletirem criticamente sobre o papel da imagem na sociedade contemporânea. Para isso, além da exibição dos filmes produzidos pelas escolas, a programação inclui debates com diretores do cinema nacional e também oficinas dedicadas à exploração lúdica de diversas áreas do audiovisual. Dentre as já confirmadas, estão as oficinas de Games, Rádio Novela, Ilustração, Stop Motion e Paralaxe/Fotografia. A equipe do Canal Saúde vai ministrar a oficina de Realização em TV, que irá mostrar aos participantes como funciona o processo de produção audiovisual em um canal de televisão. Na atividade, os jovens visitarão as instalações do Canal Saúde. A parceria envolve também a exibição, no Canal Saúde, dos vídeos que mais se destacarem durante o evento. Os próprios alunos realizadores serão convidados a gravarem, no estúdio da emissora, as cabeças e chamadas que introduzirão os vídeos durante a programação do Canal Saúde

A 5ª Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio mantém outras parcerias com instituições e entidades ligadas à educação audiovisual, como o Cinead/CAP UFRJ, Cineduc, Mostra Geração/Festival do Rio, entre outras, consolidadas através da Rede Kino (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual).

Voltar ao topo Voltar