Início do conteúdo

15/03/2011

Escola Nacional de Saúde Pública recebe alunos com palestra sobre plágio e ciência

Informe Ensp


Nesta quarta-feira (16/3), a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) recepcionará os novos alunos dos cursos de mestrado e doutorado, às 14h, com uma sessão científica especial com a pesquisadora Sônia Vasconcellos, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja conferência terá como título O plágio na academia e seu impacto na comunicação científica. A discussão sobre os casos de má conduta na ciência está cada vez mais frequente no mundo todo. Enquanto os Estados Unidos e os países da Europa dominam as discussões sobre o assunto, na América Latina, a questão ainda não tem a atenção que merece da comunidade acadêmica.



Para inserir os jovens pesquisadores da pós-graduação da Fiocruz nessa discussão internacional, a Vice-Direção de Pós-Graduação da Escola organizou essa sessão científica no início do ano letivo. O tema diz respeito a várias questões que passam pelos códigos nacionais e internacionais de conduta para cientistas e novos pesquisadores, pela responsabilidade de editores científicos na promoção de padrões éticos, pela autoria científica e pelo conflito de interesses na publicação de resultado.


Sônia Vasconcellos tem doutorado em ciências, com área de concentração em educação, gestão e difusão em biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/CCS) da UFRJ. A sua tese abordou a produção científica dos pesquisadores cadastrados na base do CNPq – sob a perspectiva linguística, utilizando indicadores cienciométricos – e também investigou percepções de plágio em pesquisa entre um grupo de cientistas brasileiros. A pesquisadora tem ainda mestrado em literaturas de língua inglesa pela Uerj, com foco de estudo em ciência e literatura na Inglaterra do século 19, bacharelado em língua inglesa e literaturas de língua inglesa pela Uerj e licenciatura em língua inglesa pela mesma universidade. Atualmente, está licenciada para cursar seu pós-doutoramento.


Este ano, a aula inaugural da Ensp será realizada no dia 11 de abril, no Seminário Internacional sobre Acesso Livre ao Conhecimento, em parceria com a UNA-SUS. A palestra de abertura do evento será proferida por Eloy António Santos Cordeiro Rodrigues, diretor da Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal.


Publicado em 14/3/2011.

Voltar ao topo Voltar