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29/05/2008

Escola Politécnica de Saúde lança o primeiro número de 2008 de 'Trabalho, Educação e Saúde'

Paulo Guanaes


A Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz acaba de publicar o primeiro número deste ano (volume 6, número 1) do periódico Trabalho, Educação e Saúde, que marca a sua indexação na base de dados LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, o principal índice bibliográfico da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Bireme. Essa conquista fortalece a circulação da revista, garantindo, ainda mais, a sua inserção internacional no cenário da divulgação da produção acadêmica. Vale ressaltar que, a exemplo da grande maioria dos periódicos, a função política e social da revista é a divulgação de conhecimentos científicos, compreendida como prática de reflexão da ciência que visa a contribuir para a educação de trabalhadores em geral e da saúde, especificamente.



O ensaio Notas sobre as inflexões da teoria crítica na formação técnica na saúde, de Isabel Brasil Pereira, relaciona a herança da teoria crítica, o problema da educação para a emancipação e a formação dos trabalhadores dos serviços de saúde, em contexto do capitalismo desigual e combinado. Com base em reflexões de Theodor Adorno, que tratam de explicitar as dificuldades de emancipação, a autora reflete a respeito do ‘educar para o difícil’ na formação dos trabalhadores da saúde – mediante uma sociedade marcada pela heteronomia – em contraponto a um processo de ‘semiformação’ promovida no âmbito da ‘sociedade administrada’.


O artigo de Roberta Lobo, Tecnologia e desafios da educação brasileira contemporânea, remete à discussão conceitual sobre tecnologia. A partir da relação entre educação, cultura e tecnologia, o estudo volta-se para as mudanças do estatuto epistemológico da educação nos séculos 20 e 21. Com referência teórica centrada no pensamento de Herbert Marcuse, em especial em seus conceitos de ‘racionalidade crítica’ e ‘racionalidade tecnológica’, são analisadas possibilidades de a educação preparar os jovens para a participação no mundo da cultura através da exploração da imaginação histórica e estética, tendo como referência a produção audiovisual.


Auxiliares e técnicos de enfermagem na saúde da família: perfil sociodemográfico e necessidades de qualificação, de Francisco Rosemiro G. Ximenes Neto et al., tem por objetivo realizar um estudo exploratório-descritivo a respeito do trabalho realizado por técnicos de enfermagem que atuavam na Estratégia Saúde da Família, em alguns municípios do Ceará, no período de março a abril de 2005, e as suas necessidades de qualificação.


O artigo O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais, de autoria de Maria Márcia Bicalho Noronha, Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira, faz uma reflexão sobre o adoecimento dos professores, partindo da identificação de possíveis interseções entre o excesso e o rigor das cobranças que não vêm acompanhadas das condições necessárias para a realização do seu trabalho e os relatos de frustração presente entre os professores.


Luciane Prado Kantorski, Fernanda Barreto Mielke, Sidnei Teixeira Júnior são os autores do artigo O trabalho do enfermeiro nos centros de atenção psicossocial, que almeja, no âmbito do contexto da reforma psiquiátrica brasileira, explicitar o processo de trabalho de serviços de saúde mental, no caso, os centros de atenção psicossocial (Caps), e características dos pacientes, clientela e composição da equipe, com destaque para o perfil e as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros.


O artigo de Roseli Figaro, Atividade de comunicação e de trabalho, discute o binômio comunicação e trabalho, concentrando-se na perspectiva da ergologia. O texto examina os conceitos de comunicação e de trabalho, propondo uma abordagem de pesquisa que permita melhor compreender esse binômio.


No artigo A importância do ergodesign na avaliação de CD-ROM sobre dengue e doença de Chagas na educação em saúde, os autores Denise Nacif Pimenta et al. realizam levantamento e análise/avaliação dos materiais digitais disponíveis no Brasil e em algumas instituições internacionais sobre dengue e doença de Chagas.


Paulo Gilberto Simões Dávila e outros autores relatam, no texto Avaliação da proposta de construção de um currículo interdisciplinar numa escola técnica de saúde, uma experiência que reflete espaços para a formação dos professores para o ensino na saúde, a partir da prática por eles desenvolvida na escola e o entendimento sobre as diferentes formas e níveis de integração curricular.


Neste número, Trabalho, Educação e Saúde traz entrevista com Carmen Teixeira, professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Por fim, o leitor dispõe de duas resenhas, sobre os livros Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, por Vivian Aranha Sabóia, e Recursos críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988), por Maria Lúcia de Barros Mott. O conteúdo do periódico está disponível gratuitamente aqui.

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