31/08/2006
Fernanda Buarque de Hollanda
Oitenta e oito pessoas interessadas nas áreas de vigilância em saúde e saúde ambiental, gestão em serviços de saúde, laboratório em biodiagnóstico em saúde, e registros e informações em saúde poderão, em 2007, iniciar estas habilitações, que serão oferecidas na educação profissional técnica de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), uma unidade da Fiocruz. A partir desta quarta-feira (30/08) a EPSJV inicia o processo seletivo para os cursos.
Das 88 vagas disponíveis, 36 são destinadas na forma integrada, nas habilitações de laboratório em biodiagnóstico em saúde (18) e gestão em serviços de saúde (18). As aulas deste formato são ministradas no período diurno. Já as demais vagas (52) são voltadas para as formas concomitante e subseqüente ? gestão em serviços de saúde (12), registros e informações em saúde (20) e a habilitação em vigilância sanitária e saúde ambiental, oferecida somente na forma subseqüente (20). Estas modalidades compreendem o período vespertino. A duração média do curso técnico nas formas integrada, subseqüente e concomitante é de no mínimo três anos, podendo ser acrescido o tempo do estágio curricular.
Metade do total de vagas oferecidas será destinada exclusivamente a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que cursaram toda sua escolaridade em instituições públicas. As inscrições serão feitas até 22 de setembro e o período de isenção para taxa de inscrição vai até 5 de setembro. A inscrição para o processo seletivo deverá ser feita com a comprovação do depósito, pelo candidato ou por seu representante, na Secretaria Escolar da EPSJV (Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
O processo seletivo consistirá em duas provas, em 15 de outubro: um teste objetivo, com questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia e história, além de um exame discursivo, partindo de temas previstos no Programa de Prova do Manual do Candidato. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 5 de dezembro, na Secretaria Escolar.
A EPSJV é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que promove a educação profissional em saúde. Além de coordenar e implementar programas de ensino em áreas estratégicas para a saúde pública e para ciência e tecnologia em saúde há duas décadas, a escola elabora projetos de política, regulamentação, currículos, cursos, metodologias e tecnologias educacionais, e produz conhecimentos na área de trabalho, educação e saúde. Devido ao seu destaque como referência em educação profissional em saúde, a Escola foi reconhecida, em agosto de 2004, como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação Técnica em Saúde. Para consultar os editais e saber mais informações sobre o processo seletivo e a Escola Politécnica, acesse o sítio da Escola.