Ao ganhar, em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o site Jornalistas&Cia, a Agência Fiocruz de Notícias (AFN) confirma o reconhecimento que tem recebido por parte da imprensa e da sociedade. O prêmio chega no momento em que a AFN completa 20 anos. Duas décadas dedicadas ao jornalismo científico, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a divulgar tudo que é desenvolvido na Fiocruz. Este ano, em outras categorias, também foram vencedores o jornal Folha de S. Paulo e o médico e colunista Drauzio Varella. Mais de 280 jornalistas e 176 veículos concorreram.
Este Especial faz um passeio pela história da AFN, recordando como o veículo surgiu, evoluindo do antigo site da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz. Na época, uma agência de notícias ligada a uma instituição pública era uma novidade. A AFN reuniu as diversificadas ações e iniciativas da Fundação nas áreas da ciência e da saúde com uma equipe de jornalistas competentes e experientes nessas áreas, dando início ao processo que a transformaria numa referência no jornalismo científico brasileiro. Pela memória de um jornalista que foi um dos idealizadores da AFN, o leitor faz um passeio aos primórdios da internet no Brasil. A entrevista volta a 1998, ano em que foi lançada a primeira versão do site da CCS, conta como se chegou até aqui, avalia o atual estágio do jornalismo de saúde e ciência no país e faz projeções para os próximos anos.
O conteúdo também relembra os destaques que o site teve desde 2004, as seções pioneiras e mesmo aquelas que não fazem mais parte da AFN. Cita a renovação da AFN ocorrida em 2013 e os conteúdos diferentes que passou a agregar nos últimos anos, tornando o veículo mais inclusivo.
Outro texto reúne números e estatísticas, além de premiações e reconhecimentos recebidos nestas duas décadas. Jornalistas de vários órgãos de imprensa descrevem sua relação com a AFN e como o site tem servido de inspiração para pautas e reportagens. E ressaltam o notável papel desempenhado pela AFN na pandemia de Covid-19, fornecendo informação de qualidade produzida pela Fiocruz e contribuindo para combater o negacionismo e as fake news. São 20 anos de compromisso com a divulgação científica e em levar informação para a população brasileira.
O Especial recorda as muitas coberturas, no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo, feitas pelos repórteres da AFN, que chegaram até a Antártica para produzir reportagens. E recupera ainda algumas notícias inusitadas publicadas neste período.