Início do conteúdo

27/01/2015

Especialização em Ensino de Biociências e Saúde na Bahia tem início em 6 de fevereiro

Ascom / Fiocruz Bahia


A abertura das atividades do curso de Especialização em Ensino de Biociências e Saúde acontecerá no dia 6 de fevereiro, às 14h, nas dependências da Fiocruz Bahia. A cerimônia, que vai contar com a presença dos 20 estudantes selecionados para compor a primeira turma, professores e convidados, será marcada pela palestra do professor da UFBA e coordenador Pedagógico do curso, Charbel El-Hani, que irá proferir a palestra: "Qual estudante o Brasil deve educar? Contribuições da metodologia de projetos e da aprendizagem baseada em problemas". O evento será aberto pelo diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, e terá a condução do coordenador geral do curso e pesquisador, Ricardo Riccio Oliveira.

Os estudantes selecionados são professores do ensino básico, técnico ou tecnológico que atuam em escolas municipais ou estaduais. A Especialização em Ensino de Biociências e Saúde tem os seguintes objetivos: promover a formação e atualização científica de professores da rede pública de ensino; proporcionar a capacitação para o uso de ferramentas e a produção de materiais educacionais; incentivar a inovação na prática docente através de uma aprendizagem situada com construção de ambientes colaborativos e elaborar estratégias a serem adotadas nas práticas profissionais dos professores participantes do curso, baseadas em suas experiências.

O curso tem carga horária de 360 horas. Destas, 140 são presenciais, 70h à distância. As 150 horas restantes são reservadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o projeto pedagógico do curso, este tempo é fundamental para a realização das "atividades de campo, o que inclui aplicação das metodologias de ensino discutidas durante o curso para cada uma das disciplinas específicas, além de avaliação da eficácia da metodologia de ensino utilizada".

Voltar ao topo Voltar