Início do conteúdo

03/11/2011

Estudo aponta: tratamento de HIV previne transmissão, e é indicado a prêmio

Renata Moehlecke


Conhecido como estudo HPTN 052, o ensaio clínico pioneiro da Rede de Testes para Prevenção de HIV (HPTN, na sigla em inglês), da qual participa o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), foi indicado para concorrer ao Prêmio Katerva. A pesquisa da HPTN – a qual demonstrou que, se indivíduos HIV positivos aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro sexual sem infecção pode ser reduzido em até 96% – foi selecionada para a categoria Desenvolvimento humano, que abrange todas as iniciativas relacionadas com a manutenção e melhoria da qualidade de vida em função do crescimento da população mundial. Realizada por uma organização de caridade do Reino Unido, a premiação destaca anualmente os mais promissores conceitos de sustentabilidade no mundo.






Iniciado em 2005, o estudo HPTN 052 contou com a participação de 1.763 casais sorodiscordantes (97% heterossexuais) e foi realizado em 13 centros de saúde que fazem parte da Rede de Testes, localizados em países da Ásia, África e Américas, como África do Sul, Botsuana, Brasil, Estados Unidos, Índia, Malásia, Quênia,Tailândia e Zimbábue. No Brasil, o Ipec, incluído na HTPN desde 2001, coordenou a participação de mais dois centros, o Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, e o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.



Os estudos indicados para o Prêmio Katerva passam por um rigoroso processo de avaliação que envolve cerca de 500 especialistas, pesquisadores, empresários e formadores de opinião de 50 países. A análise abrange critérios como viabilidade, originalidade e impacto das pesquisas. Os vencedores das dez categorias de premiação serão anunciados em um evento que ocorre no Lincoln Center em Nova York, no dia 7/12.



HPTN – Criada em 2000, a HPTN é uma rede colaborativa formada por instituições de diversos países que desenvolve ensaios clínicos focados no estudo da transmissão do vírus HIV/Aids. Financiada pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, a HPTN tem como maior prioridade desenvolver e implementar estratégias de prevenção que contribuam para uma redução significativa e mensurável da incidência de HIV em populações do mundo inteiro.



Para mais informações sobre a HPTN, visite o site oficial.



Saiba mais também sobre o estudo HPTN 052 aqui.


Publicado em 3/11/2011.

Voltar ao topo Voltar