20/06/2009
Informe Ensp
Compreender o campo da educação em saúde na promoção da saúde por meio da produção bibliográfica de três periódicos brasileiros - Cadernos de Saúde Pública, Revista de Saúde Pública e Ciência & Saúde Coletiva -, no período de 1997 a 2008, foi o objetivo da pesquisa desenvolvida por Mônica Rodrigues Saraiva Pereira para o mestrado na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O trabalho buscou, nesses três veículos, artigos que relacionassem conceitos de educação, promoção da saúde e empowerment.
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A dissertação, intitulada Educação e empowerment no campo da promoção da saúde: revisão da literatura brasileira no período de 1997 a 2008, teve como orientadora a pesquisadora Regina Bodstein, do Departamento de Ciências Sociais da Ensp. Mônica verificou que a promoção da saúde está ganhando visibilidade na produção acadêmica brasileira nos últimos anos, nas revistas selecionadas, e, ainda, constatou o quanto o campo da promoção da saúde está recente na busca por fundamentar suas bases teóricas.
Para chegar aos 96 artigos selecionados, o trabalho consistiu numa revisão da literatura dos três periódicos que mais apresentam impacto na área. Primeiramente, foram pesquisados artigos indexados com a expressão-chave promoção da saúde. Posteriormente, foram analisados artigos que abordassem a educação em saúde na promoção da saúde. Dos 96 artigos indexados, foram pré-selecionados 39 por meio da ficha de avaliação e, destes, pôde-se traçar um breve delineamento da produção sobre promoção da saúde nas revistas selecionadas.
Segundo Mônica, em seu trabalho, "não foram incluídos artigos indexados somente com a expressão-chave educação em saúde, pois o objetivo foi analisar a educação em saúde no contexto da promoção da saúde, e não de forma isolada, apesar da importância do campo da educação em saúde no campo da saúde coletiva". Entre os temas mais recorrentes nos artigos, estão a educação em saúde, que aparece em oito artigos, e os ambientes saudáveis, em quatro artigos. Foram relacionados também temas como vigilância em saúde, empowerment e qualidade de vida, entre outros.
Além disso, quando analisou o campo da educação em saúde na promoção da saúde, a pesquisadora verificou influências do modelo hegemônico de educação em saúde. Ela constatou também uma produção crescente tendo como fundamentação a concepção dialógica, de tal forma que a aproximação da promoção da saúde com a educação em saúde é perpassada pelo conceito de empowerment, principalmente o comunitário, envolvendo diretamente a participação da sociedade e a cidadania.
Como resultado final de seu trabalho, Mônica reafirma que o campo da educação na promoção da saúde deve ser visto através de sua relação com os determinantes sociais da saúde, as políticas públicas saudáveis, os ambientes saudáveis, serviços públicos eficazes, a advocacia e os estilos de vida saudáveis, compreendendo, assim, um conceito ampliado de saúde.
Publicado em 19/06/2009.