Início do conteúdo

22/12/2017

Evento cria Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Em dezembro (6/12), a Fiocruz foi palco de um marco para a Segurança do Paciente. Foi no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) que se instituiu a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com a presença de dezenas de lideranças da área da qualidade do cuidado e da segurança do Paciente. O evento contou, presencialmente e virtualmente, com representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Brasília, que atuam em instituições públicas e privadas, acadêmicas ou de prestação de serviços de saúde.

A Sobrasp terá como finalidades: congregar os profissionais de saúde do país que atuam na área da Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente; contribuir para a melhoria das condições de saúde da população brasileira, através da promoção da Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente; contribuir para o fortalecimento da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente como uma política pública de saúde e como um direito humano básico; contribuir para o letramento dos profissionais e gestores em saúde, de interessados e a população brasileira em geral, no tocante à Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente; contribuir para que a Segurança do Paciente, e a ocorrência de incidentes e eventos adversos em saúde em particular, tenham uma abordagem sistêmica, interdisciplinar e não punitiva nas instituições de saúde, nos órgãos de exercício profissional, e na mídia em geral; contribuir para o estabelecimento de uma maior transparência e uma maior concertação entre as instituições de saúde, profissionais de saúde, sociedade civil e órgãos de controle, de defesa da cidadania e do aparato judiciário no tocante à Segurança do Paciente e contribuir para a maior participação e conhecimento da população sobre Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

Foram aprovados os estatutos da Sobrasp, assim como a composição do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Os membros designados para assumir a primeira Diretoria desta Sociedade foram: Victor Grabois (Proqualis do Icict/Fiocruz) - Diretor Presidente; Mário Borges Rosa (ISMP Brasil/FHEMIG) - Diretor Vice-Presidente; Andrea Drumond (Hospital Real Português) - Diretora Primeira Secretária; Daniele Siccardi Menezes (Associação Congregacional Santa Catarina - ACSC) - Diretora Segunda Secretária; Luís Antonio Diego (Universidade Federal Fluminense - UFF) - Diretor Tesoureiro; Luiza Gerhardt (Rebraensp/UFRGS) - Diretora Científica; e Paola Andreoli (Hospital Israelita Albert Einstein) - Diretora de Relações Institucionais.

A Sobrasp realizará seu primeiro congresso nos 21, 22 e 23 de novembro de 2018, no Rio de Janeiro, tendo como foco o fortalecimento da Segurança do Paciente como política pública de saúde e o compartilhamento das iniciativas tomadas em prol da Segurança do Paciente em centenas de estabelecimentos de saúde em todo o território nacional. O Presidente de Honra do Congresso será o Professor Dr. Walter Viera Mendes Jr, que ocupará o mesmo cargo na Sobrasp.

Voltar ao topo Voltar