Início do conteúdo

11/04/2014

Evento debaterá inovação na saúde e começa com apresentação de produto para prematuros

Karla Montenegro


A Fiocruz apresentará, por meio do 5º Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT, nesta segunda-feira (14/4), das 14h às 17h, um caso de sucesso de inovação no âmbito hospitalar. Trata-se da transferência de tecnologia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) para a empresa Biomédica. O produto a ser desenvolvido é um copinho capaz de auxiliar no oferecimento de leite materno para bebês prematuros, algo inédito no mercado. O dispositivo para alimentação complementar de recém-nascidos de risco favorece o aleitamento materno de bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatais. As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo site do Sistema Gestec-NIT e estão abertas até 13 de abril. Após a apresentação do caso, haverá um amplo debate. O evento ocorrerá no Museu da Vida da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos).

Atualmente, os copinhos utilizados não têm especificações adequadas à alimentação de recém-nascidos

 

Os palestrantes serão a inventora Nádia Mallet (IFF/Fiocruz) e o empresário Marco Esteves dos Anjos (Biomédica). A coordenadora da mesa será a vice-diretora de Pesquisa do IFF e coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do instituto, Kátia Sydrônio. Para mais informações sobre a invenção acesse aqui.

O 5º Ciclo de Debates

Em sua quinta edição, o Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT trará a partir de 14 de abril a temática Casos de inovação em saúde, na qual serão apresentados e debatidos exemplos reais de inovações com impacto social e/ou tecnológico geradas na Fiocruz a partir de diferentes unidades da instituição. O segundo debate ocorrerá em 4 de junho (Inovação de impacto sócio-educacional: o Caso do Jogos: Zig-zaids, Jogo da Onda’). O terceiro debate será em 21 de julho (Gestão tecnológica e da inovação: O caso da vacina humana contra a esquistossomose a partir da tecnologia SM 14). Já o quarto debate está marcado para 3 de setembro e marcará o lançamento da segunda versão do Portfolio de Inovação da Fiocruz. O quinto ocorrerá em 8 de outubro: Aquisição de tecnologia da empresa pela ICT (PDP): transferência de tecnologia com vistas ao aprendizado: o caso da vacina produzida por Biomanguinhos. O sexto debate está previsto para 12 de novembro (Licenciamento de patente da ICT para a empresa: o caso do desenvolvimento do bioinseticida, na parceria Farmanguinhos- BR3). Mais informações pelos telefones (21) 3882-9099/9195.

Voltar ao topo Voltar