Início do conteúdo

07/04/2010

Evento fará promoção da saúde vocal para profissionais da voz

Informe Ensp


Nos dias 15 e 16 de abril, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) realizará o 1º Seminário Nacional de Promoção da Saúde Vocal para Profissionais da Voz, o HumanizaVoz. O evento, que faz parte de uma série de atividades promovidas na Semana Nacional da Voz, será um espaço voltado para a promoção da saúde vocal por meio de escuta, reflexão, debates e capacitação dos profissionais da voz dos setores público e privado. As inscrições podem ser feitas até 12 de abril, no blog HumanizaVoz.



O HumanizaVoz pretende reunir educadores, operadores de telemarketing e telesserviços, jornalistas, cantores e profissionais da voz em geral para propor uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho, além de realizar treinamentos práticos e exercícios de voz com esses profissionais durante os dois dias de trabalho. O evento será coordenado pela pesquisadora Andréa Gomes de Oliveira Aguiar, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Ensp.


A abertura ocorrerá na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), às 8h30, com participação do diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho; do presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), Wanderley Quêdo; e com apresentação do Coral de Laringectomizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em seguida, a fonoaudióloga e especialista em voz e mestre em distúrbios da comunicação humana Kelly Park falará sobre a promoção da saúde vocal e a pesquisadora Andréa Gomes abordará o tema de como ser amigo da sua própria voz, às 9h30.


De acordo com Andréa, o HumanizaVoz propõe reflexões sobre os processos de trabalho, orientações e vivências sobre o uso da voz. Neste sentido, foi firmada uma parceria com a Rede HumanizaSUS. "Fizemos uma parceria com a Rede HumanizaSUS que busca a concretização de um SUS eficaz, compartilhando os mesmos ideais e objetivos da reforma sanitária. Organizamos um evento que tem por objetivo ouvir as pessoas e oferecer mecanismos para ajudá-las em seus trabalhos", diz Andréa, que é fonoaudióloga e trabalha com voz ocupacional e saúde ambiental.


As inscrições são gratuitas, limitadas, e a ficha de inscrição está disponível no blog do evento. Os participantes também deverão levar 1 quilo de alimento não-perecível. As doações serão doadas ao Instituto Nacional do Câncer. Confira aqui a programação.


Publicado em 5/4/2010.

Voltar ao topo Voltar