Início do conteúdo

10/04/2012

Evento sobre biodiversidade e saúde no contexto da Rio+20 também terá lançamento de livros

Fernanda Marques


As editoras Fiocruz e Claro Enigma (Companhia das Letras) lançam nesta quinta-feira (12/4), no Museu da Vida, os dois primeiros volumes da coleção Em Questão, voltada para a divulgação científica. Na ocasião, os autores dos livros – o biofísico Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CPBP), e o epidemiologista Francisco I. Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) – participam de uma mesa redonda sobre biodiversidade e saúde, com ênfase na relação desses temas com a Rio+20. O evento integra os Encontros de Educação, Ciência e Saúde, ciclo de palestras do museu. Após o debate, haverá coquetel e sessão de autógrafos. 






Henrique Lins de Barros é o autor do livro Biodiversidade em questão, que trata dos riscos à diversidade da vida na Terra, indo da história natural à história social e elucidando teorias científicas sobre o desenvolvimento dos seres vivos para analisar o cenário contemporâneo. Já o outro título, Saúde em questão, de Francisco I. Bastos, revisita diferentes trabalhos científicos que abordam a saúde e apresenta o ponto de vista de autor sobre o assunto. A obra perpassa fenômenos que ocorrem em diversos níveis – dos átomos aos fatores ambientais – e têm influência sobre o funcionamento do corpo humano.

 

A cada mês até o fim do ano, os Encontros de Educação, Ciências e Saúde colocarão em pauta temas relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Os encontros são organizados pelo Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O primeiro deles, ocorrido em março, discutiu saúde ambiental e Rio+20 na ação da Fiocruz.


Publicado em 10/4/2012.

Voltar ao topo Voltar