Início do conteúdo

04/09/2007

Evento usa filmes, peças e palestras para discutir relação entre arte e trabalho

Catia Guimaraes


O documentário Pro dia nascer feliz, que relata o dia-a-dia de alunos de vários lugares do Brasil, é uma das atrações do Arte e Saúde deste ano, que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. Abordando o tema Arte e Trabalho, o evento contará ainda com a exibição de outros filmes, palestras, apresentações de peças teatrais e leituras dramatizadas e oficinas sobre temas que vão desde meio ambiente e reciclagem até grafite, animação e música.


 Alunos da Escola Politécnica encenam a Via Sacra no Arte e Saúde do ano passado

Alunos da Escola Politécnica encenam a Via Sacra no Arte e Saúde do ano passado


Além de Pro dia nascer feliz, que será debatido por Gabriela Weeks, assistente de direção e diretora de produção do filme, em dois horários diferentes, serão exibidos os filmes Doutores da Alegria, de Mara Mourão, que será discutido com membros do próprio Grupo; O corte, de Costa-Gravas; Narradores de Javé, de Eliane Caffé; Ou tudo ou nada, de Peter Cattaneo; e Estamira, de Marcos Prados. Haverá ainda a projeção de material sobre a trajetória do ilustrador e professor da UFRJ Rui de Oliveira e de vídeos e roteiros produzidos por alunos da Escola Politécnica. Os debates ocorrerão após todas as sessões.


Em relação às artes cênicas, ocorrerá encenação do espetáculo O edifício, pelo Grupo de teatro Capachos da Arte, do Colégio de Aplicação (Cap) da UFRJ; a leitura dramatizada do texto Eles não usam black-tie, de Gianfracesco Guarniere, pelo Grupo de teatro FioArt, da EPSJV; e a apresentação dramatizada de Severinos retirantes, trecho da obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e vida Severina, com alunos da Escola Politécnica.


Já as palestras, que contarão com a participação, principalmente, de professores-pesquisadores da EPSJV e do pré-vestibular que funciona na Escola, discutirão os temas Arte e trabalho e Ócio e trabalho. Além disso, durante todos os dias haverá uma oficina de construção do site do próprio evento, além de quatro exposições — uma de bordado sobre o meio-ambiente, outra de maquetes sobre o Pan 2007, uma terceira de fotografias, com o título Alfabetizando o olhar e, por fim, uma chamada Puxando o fio da memória.


Criado em 2003, o projeto Arte e Saúde tem o objetivo de desenvolver metodologias de criação, recepção e reflexão que articulem os campos da arte e da saúde. Os assuntos abordados nos anos anteriores foram Arte e Loucura, Arte e Peste, Arte e Meio Ambiente e Arte e Corpo. Segundo os organizadores, o tema deste ano foi escolhido pelo fato de o trabalho ser um dos eixos fundamentais da formação politécnica a que a EPSJV se propõe.


As oficinas do evento são restritas aos alunos da Escola Politécnica, tanto os do turno da manhã quanto os da noite. Já os filmes, peças e palestras são abertos à participação do público. A programação completa do Arte e Trabalho pode ser acessada aqui.

Voltar ao topo Voltar