Início do conteúdo

21/10/2005

Farmanguinhos doa kit de remédios para El Salvador e Guatemala

Fabio Iglesias e Valéria Amaral


Para atender às vítimas das recentes catástrofes naturais em El Salvador e na Guatemala, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz fez uma doação de dez kits de remédios e 30 caixas de sais de hidratação para a população dos dois países. O envio foi organizado pelo Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira transportou os medicamentos para a América Central. No total, 12 toneladas de medicamentos foram enviadas e chegaram na madrugada desta quinta-feira (20/10) aos dois países.

Compõem o kit 25 remédios definidos como essenciais pelo Ministério da Saúde: antianêmicos, antibióticos, analgésicos e anti-helmínticos, entre outros. Desses, Farmanguinhos produz oito: dexametasona, dicoflenaco de potássio, metronidazol, neomicina + bacitracina, sulfametoxazol + trimetroprima, sulfato ferroso, paracetamol e amoxicilina. Um kit custa R$ 1.856,21 e pesa 102 quilos.


Segundo o embaixador da Guatemala, Manuel Roldán, a ajuda será mais que bem vinda. O furacão Stan atingiu 15 dos 22 departamentos do país, devastando completamente 960 comunidades. As localidades mais afetadas são Escuintla, San Marcos e Soldá. As vítimas chegam a 390.877. O número de mortos são de 664. Os números são parciais porque ainda há 844 pessoas desaparecidas e 383 feridas. Quase nove mil casas foram destruídas e 24.680 foram afetadas pelo furacão. Foram construídos 647 albergues para atender 108.183 pessoas desabrigadas.


A encarregada de negócios da embaixada de El Salvador, Margarita Aragon, disse que o furacão Stan e a erupção do vulcão Ilamatepec, situado há 60 quilômetros da capital do país, San Salvador, e inativo há mais de 60 anos, foram responsáveis por 69 mortes e 36.559 desabrigados. A capital e o estado inteiro de Ahuachapán foram os locais mais atingidos

Voltar ao topo Voltar