Início do conteúdo

21/01/2011

Farmanguinhos/Fiocruz doa três toneladas de medicamentos à Região Serrana fluminense


O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) vai doar três toneladas de medicamentos às vítimas das chuvas na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O carregamento será entregue ao movimento Viva Rio, que ficará responsável por enviá-lo à região atingida. Serão disponibilizados kits com 17 medicamentos (veja a lista completa abaixo). Entre eles, estão anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antianêmicos e sais para reidratação. Além dos medicamentos, os trabalhadores da Fiocruz fizeram doações que encheram dois caminhões. A Presidência da Fiocruz criou uma comissão que vai coordenar as ações institucionais na ajuda à Região Serrana.


 Voluntários ajudam a carregar donativos que foram recolhidos na Fiocruz e serão enviados às vítimas das enchentes na serra fluminense (Foto: Peter Ilicciev)

Voluntários ajudam a carregar donativos que foram recolhidos na Fiocruz e serão enviados às vítimas das enchentes na serra fluminense (Foto: Peter Ilicciev)


Nesta quarta-feira (19/1), os dois caminhões, com água mineral, peças de vestuário e calçados, cobertores, colchonetes, fraldas, alimentos não perecíveis, de limpeza e higiene pessoal, velas, copos, pratos e talheres descartáveis seguiram para as centrais de recebimento de donativos de Teresópolis (Ginásio Pedrão) e de Petrópolis (Centro de Cidadania de Corrêas). Os locais de recebimento foram definidos pelas secretarias de Saúde das duas prefeituras. A campanha continuará e as próximas doações serão destinadas à população de Nova Friburgo.


Em reunião com representantes de unidades da Fiocruz na terça-feira (18/1), a comissão constituída pela Presidência da Fundação para coordenar as ações institucionais na ajuda à Região Serrana começou a mapear as possibilidades de apoio a curto, médio e longo prazos. Foram identificadas diferentes possibilidades, como o envio de medicamentos e kits de diagnóstico, a cessão de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, veterinários, entre outros), a realização de cirurgias eletivas, o apoio de profissionais da área de serviço social e psicologia, a assessoria técnica para estruturação dos serviços de saúde dos municípios atingidos, entre vários outros aspectos.


Caberá à comissão definir com as unidades da Fiocruz a viabilidade de cada uma das ações. Por isso e para bem ordenar a atuação institucional, funcionários e unidades da Fiocruz que recebam pedidos de apoio diretamente da população e de diferentes instâncias do governo devem encaminhar mensagem para o coordenador da comissão, José Augusto de Britto, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde: debritto@fiocruz.br. Além de coordenar as ações institucionais, a comissão fará a interlocução da Fiocruz com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde, as prefeituras e a população em geral envolvida com a situação na Região Serrana.


Desde 13 de janeiro que a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, numa ação conjunta com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep-RJ), vem recolhendo doações para as vítimas da Região Serrana. Água mineral, alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza, roupas, cobertores, colchões, fraldas descartáveis e leite estão entre os itens pedidos. A entrega pode ser feita em pontos de coleta localizados em Manguinhos e nas unidades da Fiocruz.


IFF promove atividades para crianças vítimas das enchentes


O Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizará, por meio do Programa Saúde e Brincar e do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, atividades lúdicas para as crianças desabrigadas da Região Serrana do Rio de Janeiro. Em função disso, o IFF está promovendo uma campanha de doação de brinquedos, livros infantis, giz de cera, massa plástica, cadernos ou resmas de papel A4, entre outros. Quem puder colaborar pode entregar as doações na recepção do Instituto, que fica na Avenida Rui Barbosa 716, no Flamengo. Outras informações pelo telefone (21) 2554-1909 (falar com Cidinha).


Os medicamentos doados pela Fiocruz


Ácido fólico: 5mg – antianêmico


Atenolol: 50mg – anti-hipertensivo


Captopril: 25mg – anti-hipertensivo


Cloreto de sódio: 0,9% (0,154mEq/mL) 500 ml – solução fisiológica injetável


Cloreto de sódio: 0,9%(0,154mEq/mL) 250ml – solução fisiológica injetável


Dexametazona: 0,1% – glicocorticóide tópico


Diclofenaco de potássio: 50mg – antiinflamatório


Glibenclamida: 5mg – antidiabético/hipoglicemiante


Glicose: 50mg/mL (5%) – solução injetável


Hipoclorito de sódio: 2,5% (solução oral) – desinfetante


Metformina: 850mg – antidiabético/hipoglicemiante


Neomicina+Bacitracina: 5mg + 250UI/g – antibacteriano tópico


Paracetamol: 200mg/mL (solução oral) – antitérmico/analgésico


Prednisona: 5mg – glicocorticoide sistêmico/anti-inflamatório


Ranitidina: 150mg – antiulceroso


Sais para reidratação oral: soro


Solução Ringer + Lactato: solução injetável


Publicado em 19/1/2011.

Voltar ao topo Voltar