Início do conteúdo

25/11/2009

Farmanguinhos oficializa acordo para compra de insumo do Efavirenz


A uma semana do Dia Mundial de Combate a Aids, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanginhos/Fiocruz) selou um acordo que garante a produção do Efavirenz, medicamento utilizado no tratamento da doença, para atender ao Ministério da Saúde em 2010. Na segunda-feira (23/11), o Instituto assinou um contrato com o Consórcio CNG, formado pelos laboratórios Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Nortec Química e Globe Química, para o fornecimento de 15 toneladas do insumo farmacêutico ativo (IFA) do antirretroviral.


 Até setembro de 2009, Farmanguinhos entregou 15 milhões de comprimidos de Efavirenz ao Ministério da Saúde. Foto: Peter Ilicciev/CCS 

Até setembro de 2009, Farmanguinhos entregou 15 milhões de comprimidos de Efavirenz ao Ministério da Saúde. Foto: Peter Ilicciev/CCS 


No mês de setembro, Farmanguinhos já havia assinado um protocolo de intenções para a produção do insumo. Após a entrega da documentação técnica, jurídica e financeira, o diretor do Instituto, Hayne Felipe, recebeu os presidentes dos três laboratórios do Consórcio CNG para a oficialização do acordo.


O primeiro lote de Efavirenz produzido no país foi entregue por Farmanguinhos ao Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. O genérico é resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil, decretado em maio de 2007. Até setembro de 2009, o Instituto entregou 15 milhões de comprimidos ao Ministério da Saúde, metade da demanda brasileira. Em 2010, a produção do Efavirenz deverá ser totalmente nacional, com Farmanguinhos como o principal fornecedor do medicamento.


Leia também


Farmanguinhos entrega ao Ministério da Saúde o Efavirenz nacional


Publicado em 24/11/2009.

Voltar ao topo Voltar