Início do conteúdo

06/04/2009

Farmanguinhos promove projeto de educação ambiental nesta terça-feira

Irene Kalil


A Gestão Social do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos/Fiocruz) participa da 1ª Exposição Educação Ambiental e Cultura, nesta terça-feira (7/4), a partir das 8h30, no conjunto habitacional Bandeirantes, em Vargem Pequena. O evento reúne 11 estandes de expositores e parceiros e conta com o patrocínio da Casa da Moeda do Brasil.


 As crianças terão a oportunidade de aprender, com empresas, órgãos públicos, artistas e organizações não-governamentais, lições sobre preservação ambiental e tratamento responsável dos resíduos (Foto: Ager/MT)

As crianças terão a oportunidade de aprender, com empresas, órgãos públicos, artistas e organizações não-governamentais, lições sobre preservação ambiental e tratamento responsável dos resíduos (Foto: Ager/MT)


Ao longo de todo o dia, crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino visitarão a exposição, que apresenta soluções criativas para o lixo resultante da vida nas grandes cidades. O conjunto habitacional Bandeirantes, escolhido para sediar o evento, foi construído sobre terreno que, durante anos, serviu como área para depósito de lixo na região. Um passeio ao local proporciona, aos visitantes, uma reflexão sobre a necessidade de resolver questões como a disposição irregular e a falta de uma gestão sustentável dos resíduos a fim de evitar problemas como poluição visual, enchentes e proliferação de doenças.


O projeto é uma tentativa de abordar, na educação, o conceito dos “três erres” – reduzir, reutilizar e reciclar – de forma lúdica e aprazível. Ao todo, 500 crianças de escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange os bairros da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Rio das Pedras, Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus, estarão presentes ao evento. Na exposição, elas terão a oportunidade de aprender, com empresas, órgãos públicos, artistas e organizações não-governamentais, lições sobre preservação ambiental, tratamento responsável dos resíduos, além de ver, na prática, como o lixo pode ser transformado em alternativa de geração de trabalho e renda e em matéria-prima para a arte.


Serviço



1ª Exposição Educação Ambiental e Cultura



Expositores: ONG Uniarte – trabalhos artesanais / Galpão das Artes Urbanas - Comlurb – Artistas e artesãos / Furnas Centrais Elétricas – consumo consciente de  energia / GSK - GlaxoSmithKline – tratamento de resíduos industriais / Rio de Janeiro Refrescos – Coca Cola – reciclagem das latas de alumínio / Grande Rio Reciclagem Ambiental – oficina de orientação para reciclagem de óleos de cozinha / MAP – alimentação natural / Casa de Chá – alimentação saudável


Apoio técnico: Farmanguinhos/Fiocruz

                       Cisam

                       Centro Social Jerusalém



Apoio: Cobra Tecnologia

            Lamsa – Linha Amarela S.A.

            Secretaria Municipal de Educação – 7ª CRE



Patrocínio: Casa da Moeda do Brasil


Publicado em 6/4/2009.

Voltar ao topo Voltar