Início do conteúdo

08/12/2011

Fernandes Figueira é credenciado nos quatro perfis da Rede Sentinela

Roberta Monteiro


O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi credenciado recentemente nos quatro perfis da Rede Sentinela, tornando-se a única instituição do Estado do Rio de Janeiro a ter este tipo de certificação pelo Ministério da Saúde. O credenciamento, publicado no Diário Oficial em portaria n° 1.693, de 8 de novembro deste ano, significa a valorização da expertise dos profissionais na produção de conhecimentos relacionados ao perfil de colaborador, centro de cooperação, centro de referência a outras instituições de saúde e participante.


 O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira


Segundo a gerente de Risco Sanitário Hospitalar do Núcleo de Vigilância Hospitalar do IFF, Elisa Fraga, a certificação permite que o instituto possa atender estudos de interesse ao Sistema de Único de Saúde (SUS), atividades de formação de recursos humanos e educação continuada, elaboração de materiais instrucionais, coordenação e supervisão de redes com foco na atenção em tecnologias relacionadas às áreas da saúde da mulher, da criança e do adolescente. “Nosso objetivo é aprimorar e consolidar as práticas de cuidado à saúde de forma mais segura, por meio do gerenciamento de risco sistematizado, com ferramentas da qualidade para o paciente, o profissional e o meio ambiente”, explica a gerente.


A Rede Sentinela é uma rede de parceiros que desde 2002 auxilia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), com notificações de eventos adversos e queixas técnicas ligadas ao uso de produtos para saúde, medicamentos, equipamentos e produtos hospitalares, kits para exames laboratoriais, sangue e hemoderivados. A pós-comercialização é uma dimensão da atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fundamental para acompanhar a segurança de produtos utilizados na atenção à saúde.


A novidade foi anunciada no evento Qualidade e Segurança no IFF, realizado no próprio instituto no último dia 30, que contou com a participação de cerca de 50 funcionários e gestores da instituição e teve como objetivo sensibilizar e mobilizar os profissionais de saúde para a temática da qualidade e segurança, procurando despertar a responsabilidade de todos, no intuito de possibilitar melhorias nas práticas assistenciais.


Publicado em 7/12/2011.

Voltar ao topo Voltar