Início do conteúdo

17/10/2018

Fiocruz abre Semana da Educação com prêmio e homenagens

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)


Começou na segunda-feira (15/10) a Semana de Educação da Fiocruz. O evento contou com uma homenagem ao Dia do Professor, a entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, da Medalha Virgínia Schall de Mérito Educacional à pesquisadora Euzenir Sarno e do lançamento do livro Ciência, saúde e educação, legado de Virgínia Schall. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, lembrando o educador Paulo Freire, disse que “a educação é libertadora, além de ser espaço para o pensamento e o diálogo”. Também fizeram parte da mesa de abertura do evento o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral Neto, a vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), Mychele Alves, e o coordenador de Ensino da Associação de Pós-Graduandos da Fundação, Richarlls Martins Silva.

Os vencedores do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018 (Foto: Peter Ilicciev)

 

Nísia afirmou também que as homenagens a Virgínia Schall e à professora e pesquisadora Euzenir Sarno revelam o valor fundamental que a educação tem na Fiocruz. “Aqui temos uma visão integrada e complexa dessa área. E neste dia celebramos o Dia do Professor e homenageamos todos os mestres com a entrega dos vencedores do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018”.

O vice-presidente Manoel Barral Neto fez um relato das principais atividades marcadas para a Semana de Educação e lembrou diretrizes da Fundação para a área de Educação aprovadas no VIII Congresso da Fiocruz. Entre elas, reforçar a construção da Fiocruz como Escola de Governo para o SUS e o fortalecimento da atuação institucional na UNA-SUS; fortalecer e ampliar as experiências e práticas de educação a distância, obedecendo a política de acesso aberto; fortalecer a política de internacionalização do ensino de pós-graduação; investir em abordagens pedagógicas inovadoras; contribuir para a diminuição das desigualdades regionais em relação à formação de pessoal; e formular uma política institucional de assistência estudantil. Ele também comentou projetos como o curso online Introdução à Divulgação Científica, o Programa de Formação Modular sobre Ciência Aberta, o e-Lattes, que faz o acompanhamento dos dados dos cursos, com base no currículo Lattes de docentes e de discentes, o acompanhamento de egressos em atividades acadêmicas, o Observatório Fiocruz de CTI em Saúde e o Seminário Educação da Fiocruz.

Para Barral Neto, a questão é como prosseguir, em um cenário de adversidades. “Há fortes restrições de recursos. Por isso aumenta a importância de definirmos ações e rumos comuns e articulados – ampliando a integração, a solidariedade e a cooperação. Para tanto, é necessário estarmos focados nas orientações estratégicas produzidas pelo VIII Congresso Interno, para assim construirmos paulatinamente a Política Educacional da Fiocruz”. 

O coordenador de Ensino da Associação de Pós-Graduandos da Fundação, Richarlls Martins Silva, parabenizou os vencedores e do prêmio e seus orientadores e elogiou a variedade de temas. “São muitos os méritos e as resistências nesse período tão significativo do país, em que existe medo pelo que há de vir. Lembremos do início e do fim da música I will survive”. A música de Gloria Gaynor começa com “No início eu tive medo, fiquei paralisada” e termina com “E eu vou sobreviver. Eu vou sobreviver!”.

A recém-doutora Mychele Alves, da Asfoc-SN, afirmou que apenas a educação muda o caminho que conduz ao medo e à violência. “A arma mais poderosa é a educação, como dizia Nelson Mandela. Acreditamos na ciência e tecnologia para transformar o Brasil”.

Homenagens

Depois da entrega do Prêmio Oswaldo Cruz aos vencedores, a pesquisadora Euzenir Sarno, do Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), deu uma rápida entrevista, na qual respondeu a perguntas de alguns ex-alunos e lembrou sua trajetória de décadas no estudo da hanseníase. Euzenir tornou-se a primeira pessoa a receber a Medalha Virgínia Schall, em reconhecimento à sua trajetória e aos seus estudos na biomedicina. Euzenir lamentou que a doença, uma das mais negligenciadas, ainda acometa muitas pessoas pobres. Ela disse que se orgulha de ter formado pesquisadores que dominam a biologia molecular e hoje estão em estudos de ponta nessa área. “E muitos deles me superaram, o que é uma grande alegria para qualquer professor”.

A pesquisadora Euzenir Sarno recebe da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a Medalha Virgínia Schall (Foto: Peter Ilicciev)

 

Em seguida à entrevista houve o lançamento do livro Ciência, saúde e educação, legado de Virgínia Schall, organizado por Simone Monteiro e Denise Pimenta. A pesquisadora Virgínia Schall (1954-2015) foi uma pioneira na articulação dos campos da educação, saúde e divulgação científica no Brasil. 

Vencedores do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018

Medicina
Tese vencedora: Comparação da acurácia diagnóstica de testes diagnósticos comerciais imunocromatográficos com NS1 para detecção de dengue
Autora: Veronica Elizabeth Mata
Orientadores: Sonia Regina Lambert Passos e Carlos Augusto Ferreira
Andrade

Saúde Pública
Tese vencedora: Seca, vulnerabilidade socioambiental e saúde: impactos no semiárido brasileiro
Autora: Aderita Ricarda Martins de Sena
Orientadores: Christovam Barcellos e Carlos Machado de Freitas

Ciências Biológicas
Tese vencedora: Investigação do papel da microglia na disfunção sináptica na sepse
Autora: Carolina Araújo Moraes
Orientador: Fernando Bozza

Ciências Humanas
Tese vencedora: A percepção dos pesquisadores portugueses e brasileiros da área de neurociências quanto ao compartilhamento de artigos científicos e dados de pesquisa no acesso aberto verde: custos, benefícios e fatores contextuais
Autora: Viviane Santos de Oliveira Veiga
Orientadores: Cícera Henrique da Silva e Paulo Roberto Borges

Menções honrosas

Medicina
Tese: O ensino de imunologia em algumas escolas médicas brasileiras: proposição de novas estratégias utilizando tecnologias da comunicação e informação
Autora: Thaís Faggioni
Orientador: Luís Anastácio Alves

Saúde Pública
Tese: Participação em construção de políticas de saúde: o caso da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
Autora: Ana Paula Azevedo Hemmi
Orientadora: Tatiana Wargas

Ciências Biológicas
Tese: O papel da resistência a inseticidas e da densidade de Aedes Aegypti na disseminação da Wolbachia em populações nativas do Rio de Janeiro, Brasil
Autora: Gabriela de Azambuja Garcia
Orientadores: Rafael Maciel de Freitas e Daniel Vilella

Ciências Humanas
Tese: Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais
Autora: Bianca Della Líbera da Silva
Orientadora: Claudia Jurberg

Voltar ao topo Voltar