A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) recebeu (14/2) a secretária de Saúde do município de Uarini (AM), Orivane Cordovil Lopes, para tratar de atividades de formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A proposta irá se iniciar com uma oficina a ser realizada nos dias 17 e 18 de março, na comunidade flutuante de São Raimundo do Jarauá – Setor Jarauá, em Uarini.
O encontro foi articulado pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia, Marcílio Medeiros, membro do Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Tass), que irá ministrar a oficina. Segundo ele, a atividade proposta integra o projeto de pesquisa Atenção à saúde das populações do campo, da floresta e das águas: perspectivas de um sistema de garantias de direitos para as populações ribeirinhas das unidades de conservação ambiental, amparado pelo edital Novos Talentos da Fiocruz.
Marcílio explica que a articulação com as comunidades dos municípios de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Jutaí, Maraã, Tonantins e Uarini que compõem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) são feitas desde o ano passado, com a devolutiva de sua pesquisa.
"Na oportunidade, lá fizemos o Curso de Conselheiros Municipais de Saúde e ministramos palestra na Conferência Municipal de Saúde. Em agosto de 2019, nós realizamos em Fonte Boa a Oficina de Trabalho de Apresentação dessa estruturação do Sistema de Garantia de Direitos, reunimos todos os setores dos governos municipais e tivemos a participação do Ministério Público, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), no sentido de apresentar e corresponsabilizar todos os atores para a construção desse sistema”.
Para o diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, trabalhar de forma articulada com as instituições e organizações sociais nos municípios é imprescindível para o conhecimento da realidade local e para a realização de um trabalho efetivo nas comunidades, o que impacta favoravelmente para o bom desempenho dos trabalhadores do SUS. Neste sentido, ele falou sobre o Projeto QualifacaSUS, da Fiocruz Amazônia. “O projeto QualificaSUS é uma outra oportunidade de estarmos contribuindo para a qualidade do serviço e efetividade aos usuários do SUS, pois essa iniciativa tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores que atua na gestão e no atendimento das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e em órgãos parceiros”, comentou.
Orivane Lopes manifestou estar muito otimista e esperançosa em relação à parceria do município de Uarini com a Fiocruz Amazônia. “A gente sabe o quanto é importante a parceria dos municípios com a Fiocruz, especialmente pela facilidade de que as pessoas, profissionais, tanto do nível superior, quanto do médio, podem aproveitar e aprender para melhorar os atendimentos da saúde, tanto nas comunidades ribeirinhas, quanto na própria sede do município. Então, a gente almeja o melhor para a população, nesse quesito”, disse.
Marcilio informou ainda que a referida formação no Jarauá antecederá as atividades da 28ª Assembleia Geral da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), que reunirá moradores(as), trabalhadores(as) e lideranças das associações das 200 comunidades da Reserva, além de técnicos e gestores das secretarias municipais e estaduais. A Assembleia acontecerá no período de 19 a 22 de março de 2020, no município de Uarini/AM.
Sérgio Luz adiantou que outras iniciativas de saúde podem acontecer nesse período, e que para isso buscará parcerias com outras instituições, com o objetivo de oferecer serviços de saúde durante a Assembleia Geral da RDSM.