Início do conteúdo

11/04/2016

Fiocruz apresenta estudo sobre o clima em Pernambuco

Reginaldo Alves (Projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima)


Para entender melhor as implicações das alterações do clima no estado de Pernambuco e os impactos desse processo na população, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um estudo sobre esse tema. Os resultados dessa pesquisa serão divulgados no Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima, que será realizado nesta terça-feira (12/4), às 9h, no Hotel Golden Tulip Recife Palace.

O estudo é uma das atividades realizadas no âmbito do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, executado pela Fiocruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo da iniciativa, que integra o Grupo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Saúde e Ambiente (GETESA) do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), é avaliar o potencial dos municípios para sofrerem impactos e a sua capacidade de responder aos riscos gerados pelo aquecimento global às populações de seis estados: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco, sendo este último um dos representantes da região nordeste do país. Também está em fase de desenvolvimento uma ferramenta, um software, para mensurar a vulnerabilidade humana às alterações do clima, conforme cada município.

As pesquisas realizadas sobre o estado consideram informações de cada município relacionadas a fenômenos extremos, a exemplo de tempestades, e doenças vinculadas ao clima, entre elas, a dengue e leishmaniose. Dados sobre a população, envolvendo saúde e condições socioeconômicas e a capacidade dos municípios para lidarem com as mudanças climáticas também são utilizadas para calcular o Índice Municipal de Vulnerabilidade aos Impactos de Mudança Climática.

O coordenador do projeto e pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Ulisses Confalonieri, destaca que, a partir dessa combinação de informações, é possível ter um retrato sobre os municípios e identificar os elementos que os tornam mais e menos vulneráveis em relação à capacidade de adaptação às mudanças do clima. “Os indicadores serão muito úteis para a administração estadual. Por meio desse instrumento e a análise de mapas e gráficos, será possível identificar qual parte do território está mais e menos vulnerável às alterações do clima e os mais aptos a se recuperar de possíveis impactos climáticos”, avalia.

Além da divulgação de resultados sobre as mudanças do clima no estado, durante o seminário será feita uma apresentação sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima e debates sobre as alterações climáticas no país e questões relativas à vulnerabilidade das populações. O seminário também visa promover o diálogo e a aprendizagem sobre temáticas socioambientais em Pernambuco e disseminar a metodologia do projeto e a sua importância para a gestão municipal e estadual. O evento é voltado para gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde e meio ambiente, universidades, defesa civil, instituições que atuam na área de recursos hídricos, organizações não governamentais, órgãos relacionados ao meio ambiente e comitês de bacias.

Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima

Dia: 12 de abril (terça-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Hotel Golden Tulip Recife Palace (Avenida Boa Viagem, 4070, Boa Viagem, Recife)
Mais informações: (31) 3349-7741
(31) 99353-6974 - Reginaldo Alves - Jornalista do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima

Voltar ao topo Voltar