Início do conteúdo

11/04/2016

Fiocruz participa de atividades do Dia Mundial da Saúde

Fiocruz Brasília


Uma ação em defesa da democracia reuniu na última quinta-feira (7/4), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff com diversas representantes de grupos de mulheres. Também na capital federal, o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) contou com a participação da Fiocruz na programação de atividades realizadas, com a presença da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade, e do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Valcler Rangel.

No Palácio do Planalto, a vice-presidente Nísia Trindade e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Justa Helena Franco, participaram do Manifesto das Mulheres em Defesa da Democracia, que reuniu centenas de representantes de entidades femininas e de organizações da sociedade civil com a presidenta Dilma Rousseff.

Também estiveram presentes a coordenadora da Escola Fiocruz de Governo, Fabiana Damásio, a pesquisadora Iramaya Caldas e a assessora da direção Celina Roitman, todas da Fiocruz Brasília. Na ocasião, Nísia Trindade entregou à presidenta, em mãos, o Manifesto do Conselho Deliberativo da Fiocruz em defesa da democracia e do Estado de Direito, divulgado no dia 1º de abril.

No início da manhã, o mosquito Aedes aegypti ganhou destaque no Dia Mundial da Saúde. Uma comissão geral realizada no plenário da Câmara dos Deputados reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para discutir formas de combate a dengue, febre chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo vetor. O vice-presidente Valcler Rangel e a pesquisadora da Fiocruz Brasília Socorro Souza participaram da sessão. 

Mais tarde, conselheiros, profissionais da saúde e gestores deram um abraço simbólico no edifício sede do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios, tendo por lema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da democracia. A coordenadora do programa de Educação, Cultura e Saúde da Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda, e a colaboradora Ana Schramm, do mesmo programa, marcaram presença no ato. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, também participou da ação, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Voltar ao topo Voltar