Início do conteúdo

09/07/2010

Fiocruz assina termo de cooperação com Conass e Conasems


A Fiocruz firmou um acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O termo foi assinado pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde da Fundação, Valcler Rangel Fernandes, em reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. Com duração de cinco anos, o acordo destina-se a promover o intercâmbio interinstitucional e prevê o desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente.



Valcler Rangel Fernandes ressalta que esta cooperação pretende tratar da gestão estratégica do SUS, reforçando o compromisso histórico da Fiocruz com a construção do SUS e ampliando a interlocução com os gestores municipais e estaduais: “Posso testemunhar que Antônio Carlos Nardi (presidente do Conasems) e Beatriz Dobashi (presidente do Conass) estão entusiasmados com a parceria”.


O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, afirmou que a instituição vai “disponibilizar a sua competência instalada para estabelecer pautas comuns de pesquisa, de cooperação técnica, que possam ser apropriadas para o conjunto do país. Um facilitador desse processo é o fato de estarmos presentes em vários estados brasileiros - Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Brasília - e em fase bastante avançada de constituição de unidades técnico científicas no Ceará, Piauí, Rondônia e Mato Grosso do Sul". Gadelha observa que “a capacidade da instituição de pensar realidades regionais estará praticamente abrangendo todo o território nacional”.


Publicado em 9/7/2010.

Voltar ao topo Voltar