Início do conteúdo

04/03/2011

Fiocruz Bahia e parceiros unem forças em ações de prevenção de DST/Aids no Carnaval


Salvador está novamente em festa. Todos os anos, a véspera do Carnaval é uma época cheia de ansiedade e preparativos. Apesar de todo o axé e folia, típicos da festa em Salvador, outras questões se destacam, despertando iniciativas de caráter social, como o Bloco da Camisinha, uma ação da Fiocruz Bahia, em parceria com os governos estadual e municipal e o Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a conscientização acerca das DST/Aids.


 Este ano a testagem será ampliada para os circuitos da Barra e do Campo Grande e os postos funcionarão em pontos estratégicos da cidade

Este ano a testagem será ampliada para os circuitos da Barra e do Campo Grande e os postos funcionarão em pontos estratégicos da cidade


Desde 1994, o Bloco da Camisinha desfila pelas ruas dos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), em uma grande manifestação de alegria, aliada à responsabilidade social. Essa parte da festa, embalada por artistas da música baiana, vai além da curtição do carnaval e traz o principal elemento da concentração: a distribuição de preservativos para os foliões. Contando com a participação de servidores e trabalhadores do campo da saúde, o bloco desfila sem cordas e com camisas personalizadas.


Em 2011, excepcionalmente, o Bloco da Camisinha não desfilará nos circuitos do Carnaval de Salvador, por problemas de ordem operacional. Apesar disso, outros órgãos públicos, parceiros da Fiocruz Bahia, dão continuidade ao trabalho de todos os anos. Embora não haja concentração nas avenidas com o Bloco da Camisinha, a ação de conscientização acerca das DST/Aids continua a todo vapor. A Fiocruz Bahia promoverá uma ação voluntária no dia 7 de março, na Mudança do Garcia, a partir das 9h. O diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Reis, acredita que as pessoas poderão comparecer com abadás dos anos anteriores, engajadas na distribuição de preservativos.


Desde 2005, estado e município fazem agem em conjunto na prevenção da Aids e, em 2011, haverá o fortalecimento de diversas ações. O programa Fique Sabendo, uma estratégia do Ministério da Saúde para testagem rápida e acompanhamento das DST, é uma das ações ampliadas nesse ano, que funcionará das 9h às 18h, nos circuitos Dodô e Osmar. O folião faz o teste e, de acordo com o resultado, já sai do posto agendado com um infectologista e devidamente informado, através de acompanhamento com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais da saúde. Dessa forma, as pessoas saem aconselhadas e têm maior capacidade de buscar o tratamento, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Salvador, Maria do Socorro Farias.


Em 2011, a testagem será ampliada para os circuitos da Barra e do Campo Grande e os postos funcionarão em pontos estratégicos da cidade. As ações educativas serão realizadas no Circuito Osmar (Teatro Castro Alves, Piedade, Barroquinha e Largo dos Aflitos) e no Circuito Dodô (Farol da Barra, Morro do Gato, Sabino Silva e Avenida Adhemar de Barros), de quinta a terça-feira, das 12h às 23h. Nos bairros, as equipes trabalharão em regime de revezamento, entre Periperi, Itapuã, Liberdade e Cajazeiras, de sábado até terça-feira, das 16h às 22h. Nas estações de transbordo (Pirajá, Rodoviária e Centro Náutico) e Ferry Boat, as atividades serão desenvolvidas das 8h às 14h, de quinta a domingo.


De acordo com a Coordenação Municipal de DST e Aids, o objetivo principal dessas ações será incentivar a mudança de comportamento e adoção de práticas de sexo seguro, a partir do diagnóstico precoce do HIV. Dessa forma, a festa se torna mais prazerosa e a sensação de saúde permite que o carnaval seja, realmente, motivo de alegria, música e comemoração.


Publicado em 3/3/2011.

Voltar ao topo Voltar