Início do conteúdo

01/02/2010

Fiocruz Bahia vai sediar seminário sobre DST/Aids


Está marcado para 5 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia), em Salvador, um seminário sobre doenças sexualmente transmissíveis, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS). O evento pretende discutir a prevenção, além de debater sobre os diversos aspectos que envolvem as DST. Participarão do evento a representante do MS Mariângela Simão, os secretários de Saúde do estado, Jorge Sollla, e do município, José Carlos Brito, o representante da Sociedade Brasileira de DST-Bahia, Roberto Fontes, e o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão.


 No Dia Mundial de Luta contra a Aids, jovem permanece dentro de uma bolha, na Praça dos Três Poderes, para chamar a atenção sobre a exclusão vivida pelos portadores do vírus HIV (Foto: Antonio Cruz/ABr)

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, jovem permanece dentro de uma bolha, na Praça dos Três Poderes, para chamar a atenção sobre a exclusão vivida pelos portadores do vírus HIV (Foto: Antonio Cruz/ABr)


A primeira parte do encontro, que tem como público-alvo profissionais de saúde, gestores e a população em geral, será aberta com a palestra Novos conceitos e estratégias na prevenção e controle de DST, ministrada pela pesquisadora Gail Bolan, especialista em medicina preventiva em São Francisco, na Califórnia. Logo em seguida haverá um painel com o panorama das DST/Aids - situação atual e desafios, sendo precedido de explanações sobre o mesmo tema e seus desdobramentos em Salvador, na Bahia e no Brasil.


Já na segunda parte do seminário, a partir das 14h, haverá uma palestra sobre a DST/Aids na gestação, ministradas por Ana Gabriela Travassos e Gail Bolan. A programação prossegue com a palestra de Roberto Fontes sobre prevenção e controle de sífilis e prevenção e controle de Chlamydia e Gonococcus, apresentada por José Luiz Brandão.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2008, foram notificados 506.499 casos acumulados de Aids no Brasil, sendo que nas regiões Norte e Nordeste a tendência é que os casos continuem crescendo. Outros dados do Ministério apontam que o país tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência da infecção pelo HIV de 0,61% na população de 15 a 49 anos. Do total de 205.409 mortes por Aids no país, 58.348 ocorrem na região Nordeste, que fica atrás apenas das regiões Sudeste e Sul. Números recentes da Sociedade Brasileira de Infectologia indicam que a clamídia é a DST de maior frequência no Brasil, com 1.967.200 casos notificados, acima da gonorréia (1.541.800), sífilis (937.000) e HPV (685.400).


Bloco da Camisinha confirmado para 2010


Outra ação importante que integra os 15 anos do Programa de Prevenção contra DST/Aids no Carnaval de Salvador é o Bloco da Camisinha, que já consolidou sua participação na maior festa popular do planeta, ostentando o mérito de ser uma ação de convergência, que reúne servidores da Fiocruz e das secretarias municipal e estadual, estudantes, autoridades, artistas e parceiros de organizações não governamentais.


Esse ano, o Bloco da Camisinha repete a parceria de sucesso firmada com a cantora Amanda Santiago, que volta a cantar para os foliões na quinta-feira de Carnaval (dia 11), a partir das 20h, no Circuito Osmar (Campo Grande), e no sábado (dia 13), no Circuito Dodô (Barra), às 14h30. O bloco deve receber de 8 a 10 mil foliões, além de distribuir 80 mil camisinhas. A previsão é que sejam arrecadadas mais de 7 mil latas de leite, que serão trocadas pelos camisas do bloco, nos dois dias em que ele participará da folia.


Publicado em 28/1/2010.

Voltar ao topo Voltar