Início do conteúdo

01/04/2013

Fiocruz Brasília capacita servidores para atuação em projeto do DF Sem Miséria


Como parte das ações da Fiocruz Brasília para o DF Sem Miséria (DFSM), o Núcleo de Apoio ao DFSM, em parceria com a Faculdade de Ciências da Informação da UnB, capacitará um grupo de técnicos e servidores da Fundação e da Rede Social Sobradinho na formulação e execução de projeto didático-pedagógico de um curso de extensão que será oferecido à comunidade da região, com foco na rede social. A previsão é que as aulas sejam ministradas no segundo semestre de 2013.






A proposta é que, a partir da participação na disciplina de pós-graduação tópicos especiais comunicação e mediação da informação: metodologia e indicadores de competência em informação, da FCI/UnB, o grupo esteja habilitado a fazer o planejamento do curso de extensão, com o tema Ação comunicativa e de informação em redes digitais. Ao todo, cinco profissionais de diferentes áreas da Fiocruz Brasília participarão da disciplina, além de um representante da Rede Social Sobradinho. O curso terá início em 3 de abril e duração de um semestre. As aulas, presenciais e à distância, serão quinzenais e ministradas pela UnB e pela Universidade Complutense de Madri, da Espanha. Ao todo, 15 alunos do Brasil e da Universidade de Madri farão a disciplina. As aulas serão ministradas pela professora da UnB, Elmira Simeão, e pela professora da Universidade Complutense de Madri, Aurora Cuevas.



Como resultado do curso, o grupo composto por representantes da Fiocruz Brasília e da Rede Social Sobradinho apresentará, a partir do tema Ação comunicativa e de informação em redes digitais, um modelo de pesquisa de competências e habilidades em comunicação e informação em redes digitais a ser aplicado na Rede Serrana; além de definir estratégias de aplicação e desenvolvimento da disciplina do curso de extensão; e trabalhar conceitos que envolvem comunicação, informação e tecnologia da informação (TI) no que diz respeito à ação comunicativa e de informação em redes digitais. Os participantes também irão compor o quadro de docentes do curso de extensão.


“A inclusão digital, o letramento informacional e o conhecimento de novas estratégias comunicacionais pela comunidade também são formas de inclusão social e trarão ferramentas para o combate à miséria, por meio do resgate da cidadania e do empoderamento”, explica a assessora da Secretaria Executiva do Núcleo Fiocruz Brasília – DF Sem Miséria, Marianna Lopes, sobre a importância da iniciativa. Segundo Marianna, também está prevista a publicação de artigos científicos.


O curso prevê o estudo e discussão de problemas relacionados a comunicação e mediação da informação, tais como: penetração dos canais para divulgação de conhecimento técnico e/ou científico; sistemas de registro e transferência de dados bibliográficos e acesso a conteúdos; relações entre a informação e o desenvolvimento da sociedade sob aspectos diversos – socioeconômico, científico, técnico e cultural-; a informação como fator de desenvolvimento; métodos e técnicas específicos para o planejamento e gestão de sistemas de informação e documentação; princípios e metodologias para avaliação de unidades de informação, entre outros.


Publicado em 28/3/2013.

Voltar ao topo Voltar