Início do conteúdo

04/06/2024

Fiocruz celebra dez anos da Feira Agroecológica Josué de Castro

Julia Neves (EPSJV/Fiocruz)


Para comemorar os 10 anos da Feira Agroecológica Josué de Castro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promovem, na próxima quinta-feira (6/6), o evento Emergência climática: Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar. A atividade ocorre na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

A mesa de abertura do evento acontece às 9h com uma mística e a palestra Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar, seguida do forró do mestre Ananias e Quadrilha agroecológica. Na parte da tarde, a partir das 13h30, acontece o lançamento da publicação Saúde reprodutiva e a nocividade dos agrotóxicos. O documento, fruto do trabalho e da pesquisa do Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), aprofunda o debate sobre os impactos do uso intensivo de agrotóxicos na saúde pública no Brasil e os impactos da saúde na vida das mulheres. 

Às 14h, tem início a roda de conversa Rio Grande do Sul, da crise ao colapso ambiental: o papel do Estado e dos movimentos populares. Por fim, às 16h, acontece o Encontro de Memórias, um momento para troca de experiências acumuladas nessa década da Feira como um espaço educador de troca de conhecimentos científicos e populares, de convivência saudável e de fortalecimento do movimento agroecológico no Rio de Janeiro.

No evento, haverá um ponto de arrecadação de materiais para a campanha de solidariedade com as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Serão recebidos itens de higiene (absorventes, fraldas para crianças e idosos), alimentos não-perecíveis, agasalhos e roupas íntimas para adultos e crianças.

Como surgiu

Construída pela Ensp e  pela EPSJV, ambas unidades da Fiocruz, a Feira Agroecológica Josué de Castro Saberes e Sabores fomenta a agroecologia, o trabalho dos pequenos produtores rurais e urbanos, a alimentação saudável, e o artesanato das comunidades tradicionais. Realizada desde 2014, a feira acontece quinzenalmente no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em parceria com movimentos sociais agroecológicos do estado do Rio de Janeiro: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT). Depois de uma única edição em 2020 e de uma pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19, a Feira foi retomada em 2022. 

Confira a programação completa no Portal Fiocruz

Voltar ao topo Voltar