Início do conteúdo

09/06/2011

Fiocruz concederá títulos honorários a dois pesquisadores


O Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz, reunido nesta quinta-feira (9/6), decidiu por aclamação homenagear dois renomados cientistas. São eles os médicos Luiz Hildebrando Pereira da Silva e Sonia Gumes Andrade. Hildebrando atua no Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), que se tornará em breve uma unidade da Fiocruz, e Sonia trabalha no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia). Ele receberá o título de pesquisador honorário e ela o de pesquisadora emérita. "Estou emocionado, principalmente por ser homenageado por uma instituição de grande relevo como a Fiocruz. Entrar para a galeria da história da Fundação é um estímulo a mais para colaborar com a construção da Fiocruz Rondônia e enfrentar os desafios daquela região. Tenho uma história antiga de ligação com a Fiocruz, colaborei com Aggeu Magalhaes, com Gonçalo Moniz, com o casal Leônidas e Maria Deane e com Luis Rey. Agora, está associação está reafirmada e é, sem dúvida, uma grande honra", afirmou Hildebrando no Rio de Janeiro, após receber o comunicado da homenagem. A cerimônia de outorga dos títulos aos dois pesquisadores será marcada posteriormente.


 O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o pesquisador honorário Luiz Hildebrando Pereira da Silva<BR><br />
(Foto: Peter Ilicciev)

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o pesquisador honorário Luiz Hildebrando Pereira da Silva

(Foto: Peter Ilicciev)


Aos 82 anos, Luiz Hildebrando Pereira da Silva atualmente mora em Porto Velho, onde dirige o Ipepatro, fundado por ele em 1999. Ele viveu por mais de três décadas em Paris, após ter sido perseguido pelo regime militar brasileiro. Na França, Hildebrando ocupou cargos de direção no Instituto Pasteur. Aposentado do Pasteur, voltou ao Brasil em 1996 e prestou concurso para o Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Aprovado, resolveu se deslocar para a Amazônia, para estudar os aspectos moleculares e epidemiológicos da malária.


 A pesquisadora Sonia Andrade, que também será homenageada

A pesquisadora Sonia Andrade, que também será homenageada


Pesquisadora das mais importantes, com 118 artigos publicados em importantes revistas nacionais e internacionais, Sonia Gumes Andrade exibe tranquilidade e paciência em busca do conhecimento, aliadas ao trabalho persistente e rigoroso da pesquisa científica. Gerações de pesquisadores, formados pela “doutora Sonia”, forma como é conhecida entre os pares, a têm como referência de êxito científico. Ela também tem em seu currículo 9 capítulos de livros publicados e mais de 30 trabalhos publicados em anais de congressos. Atualmente é chefe do Laboratório de Chagas Experimental, Autoimunidade e Imunologia Celular (Lacei) da Fiocruz Bahia. A pesquisadora é membro da Academia de Medicina da Bahia e de várias sociedades, como as de Medicina Tropical, Patologia e Parasitologia e teve participação atuante como membro do Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Publicado em 9/6/2011 [e atualizado em 10/6].

Voltar ao topo Voltar