Início do conteúdo

11/07/2017

Fiocruz coordena projeto de prevenção ao vírus HIV

Juana Portugal (INI/Fiocruz)


A Fiocruz coordenará o projeto de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (ImPrEP) na América Latina, iniciativa que visa oferecer medicamentos antirretrovirais a cerca de 7.500 pessoas não infectadas pelo vírus do HIV. O objetivo do programa, que será lançado nesta quarta-feira (12/7) na Fiocruz, é reduzir o risco de aquisição da doença por via sexual. O foco são homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais e travestis. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das [Infecções Sexualmente Transmissíveis] IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, apoiará o projeto fornecendo todos os insumos, testes e medicamentos. O evento acontecerá às 9h, na Biblioteca de Obras Raras, no terceiro andar do Castelo Mourisco, na Fundação Oswaldo Cruz (Av. Brasil 4365, Manguinhos).

Inicialmente, o projeto contará com a participação de cidades em oito estados e, ao longo do primeiro ano, se expandirá para, pelo menos, um serviço em cada estado brasileiro. Além da profilaxia pré-exposição ao HIV, a iniciativa possibilitará a ampliação do diagnóstico das hepatites B e C, sífilis, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Financiado pelo Conselho Executivo do Fundo Internacional para a compra de Medicamentos (Unitaid, na sigla em inglês) e apoiado pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) da Fiocruz, o ImPrEP terá a duração de três anos e será realizado por um consórcio de instituições de ensino e pesquisa de Brasil, México e Peru, contando com o apoio dos ministérios da Saúde dos respectivos países.

Institutos

Na Fiocruz, o projeto será coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). O Centro de Prevenção e Atenção Integral do HIV/Aids da Clínica Especializada Condesa será o responsável pela coordenação no México e no Peru a Universidade Cayetano Heredia será a coordenadora. 

No país, inicialmente o projeto contará com a participação de cidades em oito estados brasileiros e, ao longo do primeiro ano, a participação dos serviços será expandida a, pelo menos, um serviço em cada estado. No México, participarão cinco cidades (Cidade do México, Guadalajara, Puerto Vallarta, Oaxaca e Juchitan) e, no Peru, serão seis (Lima/Callao - províncias que concentram 71% dos casos de Aids do país -, Iquitos, Pucallpa, Tarapoto, Chiclayo e Trujillo).

Serviço:
Lançamento do estudo Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na América Latina
Data: 12 de julho
Local: Castelo Mourisco – Campus da Fiocruz – Av. Brasil, 4365 – Manguinhos / RJ
Horário: 9h

Nomes confirmados para o lançamento:
- Nísia Trindade Lima – presidente da Fiocruz (Brasil);
- Valdiléa G. Veloso – diretora do INI/Fiocruz (Brasil);
- Adele Benzaken – diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde (Brasil);
- Representantes do Ministério da Saúde do Brasil; 
- Carlos F. Cáceres – diretor do Centro de Investigación Interdisciplinaria en  Sexualidad, Sida y Sociedad/CIISSS (Universidad Peruana Cayetano Heredia) (Peru);
- Edgardo Hamid V. Ramírez – pesquisador da Clínica Especializada Condesa (México);
- Heather Ingold – Unitaid;
- Giovanni Ravasi – Opas;
- Yoannis Mameletzis – OMS;
- Parceiros da sociedade civil. 

Voltar ao topo Voltar