Início do conteúdo

29/07/2009

Fiocruz da Mata Atlântica será palco da 3ª Feira de Cultura e Meio Ambiente


No próximo sábado (1º/8), a antiga Colônia Juliano Moreira será palco da terceira edição da Feira de Cultura e Meio Ambiente, no campus Fiocruz da Mata Atlântica. Em 2009, além do tema do meio ambiente, que é trabalhado todos os anos, a feira traz uma novidade: o tema da cultura. Entre os grupos farão apresentações, destacam-se Sarabatuque e Sotaque do Nordeste, ambas oriundas da região; Harmonia Enlouquece, do Instituto Municipal Philippe Pinel; Jongo da Serrinha; Tambor de Crioula; Família Bonna; Sistema Nervoso Alterado; Projeto Social de Dança Laís Amaral; e Grupo de Teatro do Armazém de Idéias e Ações Comunitárias, que apresentará a peça Mudanças, mistérios e previsões, sobre questões ambientais.


 O Programa de Implantação do <EM>Campus</EM> Fiocruz da Mata Atlântica prioriza a preservação, a proteção e a recuperação dos patrimônios ambiental e cultural 

O Programa de Implantação do Campus Fiocruz da Mata Atlântica prioriza a preservação, a proteção e a recuperação dos patrimônios ambiental e cultural 


Uma grande exposição mostrará um panorama dos temas tratados no dia-a-dia do Projeto Mata Atlântica. Ao todo, 35 tendas abordarão assuntos como dengue; caramujo africano; experiências terapêuticas em psiquiatria; geração de renda; cooperativas habitacionais; reciclagem e educação ambiental; e direitos civis e humanos. Além disso, também serão oferecidos serviços como aplicação de flúor e escovação dentária para crianças.


Oficinas de teatro, circo, artes plásticas, produção de vídeo com celular, cordel e xilogravura também fazem parte da programação. Elas serão realizadas às 10h e aqueles que quiserem participar deverão chegar com uma hora de antecedência, para fazer a inscrição. No final do dia, os participantes apresentarão o que produziram durante as oficinas.



A oficina de produção de vídeo com celular será oferecida pelo projeto Curta Favela, do Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela. Os alunos terão lições de técnicas básicas de filmagem em celular, roteiro para filmes e documentários, edição em software livremaking off. Ao final, produzirão um documentário sobre a feira. E, para encerrar o evento, acontecerá uma festa junina com comidas típicas e muito forró. 


 A 3ª Feira de Cultura e Meio Ambiente acontece no próximo sábado (1º/8), no campus Fiocruz da Mata Atlântica 

A 3ª Feira de Cultura e Meio Ambiente acontece no próximo sábado (1º/8), no campus Fiocruz da Mata Atlântica 





A ênfase nas manifestações culturais está associada ao entendimento de que a cultura pode ser uma ferramenta alternativa aos modos de vida hegemonicamente constituídos. Para tanto, procura-se privilegiar a diversidade de expressões culturais de nosso país, representadas por grupos locais, de outras comunidades ou surgidos de participações sociais e coletivas. “É um evento de todos nós para todos nós, uma maneira de oferecer informação, cultura e lazer para os moradores da antiga Colônia Juliano Moreira e das comunidades do entorno, como Curicica e toda a Grande Jacarepaguá”, explica Gláucia Brito, assistente social do projeto. 



O Projeto Mata Atlântica

O Programa de Implantação do Campus Fiocruz da Mata Atlântica é um programa interdisciplinar de implantação de um modelo de ocupação que prioriza a preservação, a proteção e a recuperação dos patrimônios ambiental e cultural, consolidando um território saudável e sustentável. O Viva Rio atua como parceiro na área social desta iniciativa, colaborando nos projetos de educação, na regularização fundiária e no Núcleo de Convívio do projeto.



Serviço

3ª Feira de Cultura e Meio Ambiente

Data: 1º de agosto (sábado)

Horário: das 10h às 19h

Local: antiga Colônia Juliano Moreira

Endereço: Rua Sampaio Correia, no antigo pavilhão agrícola, onde fica o prédio da Fiocruz


Publicado em 23/07/2009.

Voltar ao topo Voltar