Início do conteúdo

16/07/2007

Fiocruz de Pernambuco divulga programa da União Européia para financiar pesquisas

Paula Lourenço


A União Européia lançou edital para financiar projetos de pesquisas em ciências biológicas, meio ambiente, agricultura, ecologia e áreas relacionadas. Os profissionais interessados em apresentar suas propostas podem conhecer mais sobre a iniciativa em um encontro que a Fiocruz promoverá nesta terça-feira (17/07), no Recife. A reunião ocorrerá das 14h às 18h, no Auditório Frederico Simões Barbosa, no térreo do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade técnico-científica da Fundação em Pernambuco. O Centro fica na Avenida Professor Moraes Rego, sem número, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária.


 Fachada do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães

Fachada do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães


No encontro, o pesquisador Eduardo Vieira Martins fornecerá detalhes do 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (7th Framework Programme), conhecido também como FP7. Os recursos são da ordem de 50 bilhões de euros, de 2007 a 2013. Os candidatos à seleção devem apresentar seus projetos até meados de setembro deste ano. Esse edital será o segundo do ano, o primeiro foi lançado em janeiro e encerrado no fim de abril. O coordenador do FP7 é o B.Bice, que é um projeto de apoio e reforço às atividades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a UE. O B.Bice faz parte do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia (CGEE/MCT).


O evento no CPqAM servirá também para revelar as experiências de instituições brasileiras que participaram das versões anteriores do programa (FP5 e FP6). Também serão detalhadas as possibilidades de participação do Brasil e dos países latino-americanos no FP7 e as principais questões que devem ser consideradas na elaboração dos projetos.


A Fiocruz participa do FP7 por meio do projeto ELAN2LIFE, do qual Martins é o coordenador no Brasil. Cabe à Fundação a divulgação e a coordenação do programa na área de ciências da vida. Para isso, existe a proposta de realizar workshops sobre o assunto em vários locais do Brasil, discutindo a participação de pesquisadores e de instituições.


Em Pernambuco a intenção é atrair para o encontro toda a comunidade científica interessada, a exemplo dos próprios parceiros da Fiocruz do Recife, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), secretarias estadual e municipais de Saúde, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia no Estado de Pernambuco (Facepe), entre outros. Informações adicionais podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (81) 2101-2505.

Voltar ao topo Voltar