Fiocruz debate Educação, Saúde e Sociedade do Futuro

Publicado em
Leonardo Azevedo
Compartilhar:
X

O filósofo francês Pierre Lévy será o grande conferencista do Seminário Educação, Saúde e Sociedade do Futuro, promovido pela Fiocruz, que ocorrerá de 25 a 27 de agosto, de 9h às 17h, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fundação em Manguinhos (Avenida Brasil 4.365, Rio de Janeiro). O objetivo do evento é promover discussões sobre perspectivas e novas visões sobre a educação na sociedade contemporânea, tendo como foco projetos educacionais inovadores. O seminário é aberto a educadores, pesquisadores e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seminarioeducacao.fiocruz.br

Durante os três dias do seminário, haverá também debates em mesas-redondas, mostras de experiências inovadoras bem-sucedidas e rodas de conversa. Três eixos temáticos guiarão o encontro. O primeiro será sobre Educação, tecnologia e sociedade: qual o futuro que queremos?, cujo foco é debater os desafios para educação gerados pela nova dinâmica social, em que as tecnologias de comunicação tornaram-se um dos fundamentos da sociabilidade contemporânea. 

O segundo eixo traz o tema Educação e trabalho para o SUS: desafios de um projeto de país. Nesta linha, serão promovidas discussões sobre ideias inovadoras sob a perspectiva da educação permanente e estratégias de transformação das práticas de gestão, participação popular e controle social na área de saúde. O último eixo, Formação para a pesquisa e inovação, pretende suscitar o debate sobre a pós-graduação em saúde no país, suas contribuições para o desempenho profissional e para a busca de soluções dos problemas enfrentados pela sociedade.

Conferência

A abertura do evento será no dia 25, às 13h, com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade Lima. A conferência Educação e comunicação: desafios para uma cultura de responsabilidade de colaboração em redes, que será proferida pelo filósofo francês Pierre Lévy, abrirá a programação do último dia do seminário (27), às 9h. Lévy tem dedicado sua vida profissional ao entendimento das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, com o objetivo de promover seus melhores usos sociais e estudar o fenômeno da inteligência coletiva. Atualmente, leciona no Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá).

Serviço:

Inscrições, programação e mais informações no site do evento.
Local: auditório do Museu da Vida da Fiocruz (Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro).
Em caso de lotação do auditório, os inscritos poderão acompanhar o evento por telões que serão instalados em outros locais do campus.