Início do conteúdo

01/11/2011

Fiocruz e Anlis renovam cooperação para duas turmas de metrado em Epidemiologia

Informe Ensp


A Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação, e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis) renovaram o acordo de cooperação para a realização de duas turmas de mestrado naquele país, a de Epidemiologia em Saúde Pública, oferecida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), e o curso de Biologia Molecular, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em junho de 2011, a Ensp formou sua primeira turma de epidemiologistas a partir do convênio. O lançamento do edital para a segunda turma de Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina será em janeiro de 2012, com inscrições abertas a partir de fevereiro. A previsão de início do curso é agosto de 2012.


 O lançamento do edital para a segunda turma de Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina será em janeiro de 2012, com inscrições abertas a partir de fevereiro. 

O lançamento do edital para a segunda turma de Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina será em janeiro de 2012, com inscrições abertas a partir de fevereiro. 





A nova turma terá composição de 15 alunos, com coordenação das pesquisadoras Aline Nobre, do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc), e Letícia Cardoso, do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Ensp. De acordo com Aline, que participou do desenvolvimento da primeira turma, a ideia é expandir a formação em epidemiologia na Argentina, com a participação de profissionais de diversas províncias.

"A intenção é distribuir cinco vagas para as demais províncias da Argentina, cinco para a Anlis e cinco para o Ministerio de Salud de La Nación, mas essa composição ainda depende do processo seletivo. Também existe a proposta de que os alunos egressos do primeiro curso possam contribuir dando apoio tanto na monitoria quanto no desenvolvimento de projetos conjuntos", revelou Letícia.



Segundo o coordenador do Programa de Epidemiologia, Reinaldo Souza Santos, um dos aspectos comentados na avaliação do primeiro curso foi a necessidade de maior divulgação do mestrado. Por conta disso, o planejamento da próxima turma está sendo realizado com bastante antecedência, de forma que o edital ficará à disposição dos candidatos um mês antes do início das inscrições. "A ideia é fazer uma divulgação mais ampla, dando possibilidade de o candidato analisar o edital com mais tempo e cuidado. O lançamento e a divulgação na Argentina estão previstos para janeiro de 2012 e a inscrição na Anlis entre fevereiro e março. O início das aulas deve acontecer em agosto de 2012, com aulas ministradas na sede da Anlis", afirmou Santos.



Sobre a realização de uma nova turma de mestrado internacional, Reinaldo lembra que a iniciativa está de acordo com a política da Fiocruz de cooperação técnica internacional. "A realização desse curso em outro país faz com que não só o programa, mas toda a Escola se articule com a política institucional de cooperação internacional. Ele acompanha essa proposta de fortalecimento de institutos de saúde sul-americanos", destacou.



Publicado em 1/11/2011.

Voltar ao topo Voltar