Fiocruz e MS discutem cooperação para formação em rede no SUS

Publicado em
Danielle Monteiro (Informe Ensp)
Compartilhar:
X

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/SGTES/Ministério da Saúde) vão somar esforços para a realização de ações conjuntas no campo de formação em rede para o Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria foi discutida durante visita da diretora do Deges, Célia Regina Gil, à Ensp/Fiocruz. A pauta principal foi a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que em breve completará 15 anos de atuação. A rede integra mais de 60 instituições e tem sua secretaria executiva sediada na Ensp/Fiocruz. 

No encontro, estiveram presentes o diretor da Escola, Marco Menezes, o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/Ensp/Fiocruz), Eduardo Melo, a coordenadora da Secretaria Técnica Executiva da RedEscola, Márcia Fausto, e o coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/Ensp/Fiocruz), Mauricio De Seta, que, na ocasião, representou a Vice-Direção de Ensino da Escola (VDE).  

Entre as possibilidades de cooperação discutidas na reunião, que aconteceu em 23 de junho, está a oferta de formação em saúde atualizada aos principais desafios e pautas do SUS. Além disso, a realização de pesquisas conjuntas em formação em saúde e a elaboração de ações voltadas para o fortalecimento da rede colaborativa de formação para o sistema público de saúde.  

Na ocasião, Célia Regina reafirmou o compromisso do Deges com o apoio às ações da RedEscola. “Desenhamos algumas linhas de ações que serão detalhadas mais adiante, o que nos permitirá avançar em iniciativas voltadas ao fortalecimento das Escolas de Saúde Pública integrantes da rede e ao desenvolvimento de agendas de formação prioritárias”, afirmou o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp/Fiocruz. A diretora do Deges também disse que vai apoiar a realização do seminário de comemoração dos 15 anos da RedEscola, que deverá acontecer em novembro.

O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp/Fiocruz ressaltou o papel do Deges como instância estratégica na interlocução, no diálogo e em colaborações para a elaboração de políticas de formação para o SUS. Ele também afirmou a importância do encontro para a construção de subsídios para uma agenda voltada à RedEscola, a partir do diálogo com a política nacional de gestão de trabalho da educação: “O ponto principal da conversa sobre a rede foi a produção de conexões entre a agenda nacional no campo da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, os desafios do país na área e a agenda estratégica da RedEscola”.

Célia Regina destacou a expertise da Ensp/Fiocruz em iniciativas para o fortalecimento das Escolas de Saúde Pública, núcleos e espaços formativos para o SUS, e reafirmou o compromisso de potencializar parcerias com a Escola, a fim de retomar as pautas esquecidas nos últimos sete anos. Ela também disse que o Deges busca fortalecer as parcerias no campo da Gestão na Educação da Saúde em função da complexidade do tema: “Fazemos um trabalho articulado com o Ministério da Educação, com o objetivo de produzir mudanças na formação em saúde. Entretanto, quando olhamos para o SUS, observamos que existe uma grande necessidade de promover espaços de problematização da realidade, olhar para os processos de trabalho e ver quais são as ações formativas que precisamos desenvolver para que o profissional de saúde atenda melhor os usuários. A importância dessa parceria está justamente no sentido de fortalecer a formação dessa rede colaborativa e, ao mesmo tempo, trazer inovações no campo da formação para o contexto do SUS”.