07/04/2022
Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)
A Fiocruz e o Instituto Pasteur vão promover, nos dias 11 e 12 de abril, um workshop sobre inovação e empreendedorismo. A Fiocruz está para lançar o seu Programa de Empreendedorismo, como mais uma opção para fazer chegar à sociedade os resultados de suas pesquisas, e terá no workshop a oportunidade para apresentar o Programa. A Fundação quer discutir o Programa com pesquisadores, em especial os do Instituto Pasteur, que tem grande experiência na área.
Transmissão em português.
O primeiro dia do workshop será transmitido pela VídeoSaúde e as duas instituições apresentarão seus respectivos programas de inovação e empreendedorismo. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e a coordenadora do Programa Fiocruz de Empreendedorismo, Celeste Emerick, apresentarão a estratégia de inovação da Fundação, acompanhados de empreendedores da instituição.
O modelo de inovação do Pasteur será apresentado pela vice-presidente executiva de Transferência de Tecnologia e Parcerias Industriais, Isabelle Buckle. E Michel Perez e Alexandre Batch, do Departamento de Inovação e Empreendedorismo do Pasteur, apresentarão o panorama do empreendedorismo na França e os programas de maturação e aceleração desenvolvidos pela instituição francesa.
Transmissão em inglês.
O segundo dia do workshop será presencial, no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para cerca de 70 profissionais ligados ao tema. O segundo dia será a oportunidade para que as duas instituições aprofundem o diálogo em relação à inovação e ao empreendedorismo, aos pontos fortes dos dois programas e aos desafios que estão sendo enfrentados.
Três sessões serão organizadas. Primeiro será discutida a questão de como ir de uma invenção a um ativo. Depois, questões relacionadas à garantia de transferência de tecnologia bem sucedida para as spinoffs serão apresentadas. Finalmente, os participantes debaterão sobre como as instituições podem gerenciar a transição de um pesquisador a um empreendedor.
Instituto Pasteur e Fiocruz são parceiros históricos. A Fundação é membro da Rede Pasteur, uma reunião científica global composta por 33 instituições ao redor do mundo e em todos os continentes. A Rede aprofunda as relações entre as instituições e aporta um suporte de peso para a discussão da questão do empreendedorismo na Fiocruz.