A qualidade da água e a segurança dos alimentos estiveram no foco do 5º Simpósio de Sensibilização em Biossegurança, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre outros temas, o encontro abordou os riscos de contaminação da água desde a captação até a distribuição, assim como os diferentes aspectos ligados à produção e ao consumo dos alimentos, como o impacto do uso de agrotóxicos, os cuidados na hora da compra e o desperdício. Realizado por meio do convênio de cooperação técnica em biossegurança firmado entre as duas instituições, o evento foi realizado no dia 3/5, no campus da UFF, na Praia Vermelha, em Niterói (RJ).
Entre os especialistas, estavam a geneticista Marize Pereira Miagostovich, chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC, que abordou as doenças virais transmitidas pela água, e o engenheiro agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Murillo Freire Junior. Integrante do comitê da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) para América Latina e Caribe sobre perdas e desperdícios de alimentos, ele descreveu aspectos relevantes para a redução das perdas de comida. O encontro contou ainda com palestras de professores da UFF, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. As atividades foram coordenadas pela professora Maristela Soares Lourenço, da Faculdade de Nutrição da UFF.
Coordenador do convênio de cooperação técnica em biossegurança, o biólogo Flávio Rocha da Silva, do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, destacou a alta participação no evento. “Tivemos mais de 200 participantes, incluindo estudantes e professores da UFF, assim como profissionais de diferentes unidades da Fiocruz”, comemorou. O pesquisador acrescentou que dois cursos de extensão também foram realizados este ano por meio da parceria e outras atividades já estão programas. “Os cursos de extensão em biossegurança ocorreram na Faculdade de Nutrição e na Faculdade de Farmácia da UFF. As próximas ações do convênio devem contemplar o Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, e o campus da universidade em Nova Friburgo”, adiantou.