Início do conteúdo

18/08/2009

Fiocruz e UFPE lançam publicações sobre esquistossomose


Foram lançados no dia 14 de agosto o Manual Prático para Diagnóstico e Controle da Esquistossomose e o Guia para Vigilância e Controle da Esquistossomose – Práticas de Laboratório e Campo, publicações assinadas por pesquisadores e pós-graduandos da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


O manual, com nove capítulos, aborda o histórico dos programas de controle da esquistossomose, o ciclo biológico do verme causador da doença, o Schistosoma mansoni, e procedimentos de controle da patologia, entre outras questões. Já o guia traz informações sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da doença, moluscos transmissores e tratamento de portadores da infecção. 


De acordo com a pesquisadora e chefe do Serviço de Referência em Esquistossomose (SRE) da Fiocruz Pernambuco, Constança Barbosa, o manual atende as necessidades dos serviços de saúde para diagnóstico e controle da doença e é resultado da experiência acumulada pelo Laboratório de Esquistossomose da instituição, ao longo de 20 anos. “O guia está sendo distribuído nas capacitações realizadas pelo SRE”, afirma Constança, que é uma das organizadoras das duas obras junto com a professora universitária Elainne Gomes.


Além delas, assinam os livros Tereza Cristina Favre e Otávio Pieri, pesquisadores do IOC; Ana Lúcia Coutinho, da UFPE; Louisiana Quinino e Manuel Alexander Amarista Sevilla, alunos da pós-gradução em saúde pública da Fundação.

Voltar ao topo Voltar