Início do conteúdo

29/11/2022

Fiocruz, Enfar, Fenafar e CNS debatem futuro da C&T, da Vigilância em Saúde e da Assistência Farmacêutica

Josemar Sehnem (Fenafar/Enfar)


Na próxima quinta-feira (1º/12), os resultados do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica serão apresentados em live, às 17h. O evento visa compartilhar os conhecimentos produzidos em todas as etapas do Projeto Integra até o momento.

Segundo a coordenadora geral do Instituto Enfar, Silvana Nair Leite, o objetivo é “colaborar com o debate nas etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde [CNS] que já estão ocorrendo em todo o país, subsidiando as lideranças, os conselheiros e a sociedade na construção das propostas a serem apresentadas na 17ª CNS”. A Conferência será realizada em Brasília de 2 a 5 de julho de 2023.

Com o tema O futuro da Ciência & Tecnologia, da Vigilância em Saúde e da Assistência Farmacêutica no Brasil, a live será transmitida pelos canais de YouTube do Instituto Enfar, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Durante o debate, será apresentado o documento resultante do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, realizado em setembro na Fiocruz, no Rio de Janeiro. A Carta do Rio de Janeiro apresenta um conjunto de propostas e uma agenda para a integração das políticas de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para um projeto nacional de desenvolvimento na próxima década.

A live representa um marco, ao propor subsídios para nortear o debate do futuro da ciência e tecnologia, da vigilância em saúde e da assistência farmacêutica no Brasil. Foram convidados representantes de diversos setores ligados ao tema em discussão: Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz; Socorro Gross, representante da Opas/OMS no Brasil; Arthur Chioro, integrante do GT de Saúde no Governo de Transição; Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Marco Aurélio Pereira, secretário executivo Substituto do CNS; e Moysés Toniolo, ativista dos Direitos Humanos na luta contra a Aids. A condução do debate será da Coordenadora Geral do Instituto Enfar, Silvana Nair Leite.

Voltar ao topo Voltar