Início do conteúdo

24/04/2019

Fiocruz exibe documentário 'Saúde! Velho Chico' nesta quinta-feira (25/4)

COC/Fiocruz


O documentário Saúde! Velho Chico, que refaz o percurso de uma expedição empreendida por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz há mais de cem anos, será exibido no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio, em 25 de abril, às 9h30. A sessão, aberta ao público, é gratuita.

Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado visitaram o rio São Francisco para investigar as condições de saúde da população da região. Recentemente, pesquisadores da Fiocruz refizeram a expedição usando como guia as fotografias produzidas pelos desbravadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O resultado é o documentário Saúde! Velho Chico, dirigido por Stella Oswaldo Cruz Penido, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Eduardo Vilela Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Com 52 minutos de duração, o filme documenta as mudanças ambientais sofridas pelo rio desde o início do século 20 até os dias atuais. O documentário sai pelo Selo Fiocruz Vídeo e conta com legendas em português, espanhol e inglês. A obra foi realizada com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Audiovisual, por intermédio do Ministério da Cultura.

Saúde! Velho Chico é realizado pela COC/Fiocruz, Icict/Fiocruz e pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Distribuída pela VideoSaúde, a produção tem patrocínio da Blanver e Copasa, e gestão dos recursos captados feita pela Sociedade de Promoção (SPCOC) da COC/Fiocruz .

Voltar ao topo Voltar