Início do conteúdo

24/06/2015

Fiocruz, Fundação de Medicina Tropical e Universidade da Guiana Francesa discutem parceria na Amazônia

Camila Carvalho / Ascom Fiocruz Amazonas


Um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade da Guiana Francesa está em Manaus participando do 1° Encontro Manaus-Caiena, realizado no Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas), para discutir as possibilidades de realização de pesquisas clínicas em conjunto com pesquisadores da Fiocruz e da Fundação de Medicina Tropical doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O encontro ocorreu na última segunda e terça-feira (22 e 23/6), no Salão Canoas da Fiocruz Amazonas.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD e pesquisador da Fiocruz Amazonas, Marcus Vinícius Lacerda, dentre as pesquisas abordadas estão a importância do diagnóstico de histoplasmose, arboviroses emergentes em geral, como dengue, febre chikungunya e vírus zika, além da resistência da malária aos antimaláricos. “A ideia do evento é aproximar os grupos e identificar possibilidade da realização de pesquisa clínica entre a Fiocruz Amazonas, a FMT e a Universidade da Guiana Francesa”, disse Lacerda.

Ele informou que o grupo de pesquisa do Amazonas e da Guiana Francesa que estudo a resistência da malária aos antimaláricos já desenvolve um estudo em conjunto, com aporte financeiro do governo do Estado por meio do Programa de Cooperação Internacional GuyAmazon da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Nossa epidemiologia é muito parecida. A Guiana Francesa está dentro da Amazônia e nossas realidades são muito próximas, com possibilidades de colaboração”, afirmou o pesquisador. 

Voltar ao topo Voltar