Início do conteúdo

07/02/2014

Fiocruz integra Conselho de Diretores de Fundação para Diagnósticos Inovadores

Danielle Monteiro


O diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, vai integrar o Conselho de Diretores da Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores (FIND, na sigla em inglês), organização sem fins lucrativos que desenvolve testes para diagnosticar doenças negligenciadas. “Nestes dez anos, acompanhei o desenvolvimento da organização e o papel que ela desempenhou no desenvolvimento de novas tecnologias e métodos diagnósticos. Foi, portanto, um prazer ser convidado para fazer parte do Conselho Diretor e poder ter, então, uma participação direta na gestão desta Parceria para o Desenvolvimento de Produtos que atua numa área crítica para a saúde pública global”, declara Morel.

O diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, Carlos Morel (foto: Peter Ilicciev)

 

Para o diretor, sua participação no Conselho de Diretores poderá representar novas possibilidades de colaborações entre a Fundação e a FIND e seus parceiros em todo o mundo, já que a Fiocruz tem unidades e setores que desenvolvem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas de trabalho muito próximas às da organização. “Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de novos testes diagnósticos, rápidos, precisos e de baixo custo para doenças de importância sanitária no país, espero que nossa participação possa contribuir para um papel maior daquela organização em projetos prioritários de P&D&I relevantes para o Brasil”, afirma.

Com vasto conhecimento em pesquisa e desenvolvimento no campo de doenças negligenciadas, o novo integrante do Conselho de Diretores da FIND foi professor da Universidade de Brasília antes de atuar na Fiocruz em 1978, quando foi convidado para criar o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Foi presidente da Fiocruz de 1992 a 1997 e diretor do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (World Health Organization’s Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases – TDR, em inglês) de 1998 a 2004. Além da FIND, ajudou a criar vários programas globais para P&D em doenças negligenciadas, como Medicamentos para o Risco de Malária (Medicines for Malaria Venture), Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drugs for Neglected Diseases initiative - DNDi) e Aliança Global de Desenvolvimento de Drogas para Tuberculose – Aliança TB (Global Alliance for TB Drug Development – TB Alliance)

Juntamente com Morel, foram convidados a integrar o Conselho de Diretores da FIND o diretor geral da Federação Nacional de Energia Solar da Índia, Deepak Gupta, e o líder da equipe responsável pela Política e Defesa da Imunização Global no instituto francês Sanofi Pasteur, Michael Watson.

FIND

Criada em 2003, a Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de testes diagnósticos de ponta, acessíveis e de fácil uso usados nas áreas mais pobres do mundo. A fim de colocar novos testes em prática, a organização trabalha com diversos grupos, entre eles, academia, indústria, Ministérios de Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Além da elaboração de diagnósticos para malária, tuberculose e doença do sono, já disponíveis no mercado, a FIND tem desenvolvido tecnologias voltadas a outras doenças negligenciadas como leishmaniose, doença de Chagas e úlcera de Buruli.

Voltar ao topo Voltar