Início do conteúdo

15/03/2016

Fiocruz integra coordenação da Rede de Pesquisa da Faperj

IOC/Fiocruz


A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciou no último dia 10 de março a listagem dos projetos que passaram à segunda etapa do Programa de Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do Rio de Janeiro – 2015, que tem o objetivo de apoiar estudos sobre o tema. As seis redes de pesquisa foram consolidadas em torno de uma grande Rede Faperj de Combate às Arboviroses, que será coordenada por Amilcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com vice-coordenação de Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Alinhado às contribuições científicas no conhecimento dos vírus, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) lidera, ainda, dois dos seis grupos de pesquisa que formam a grande Rede. A chamada Rede 2 (Aquisição de conhecimentos fundamentais, tecnologias e informação para subsidiar a prevenção e o controle da transmissão vetorial de zika, dengue e chikungunya) está sob a coordenação de Ricardo Lourenço, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC/Fiocruz, enquanto a Rede 4 (Microcefalia associada à infecção pelo vírus zika: uma abordagem transdisciplinar) também será coordenada pelo direto do IOC/Fiocruz. As duas redes somam mais de 160 especialistas.

"Este é um exemplo de trabalho em rede, em que colocaremos os potenciais e capacidades de pessoas e instituições mobilizados para o mesmo objetivo", enfatizou Savino, que também integra o Gabinete de Enfrentamento à Emergência Sanitária de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN/Fiocruz).

Os recursos de R$ 11,8 milhões do programa deverão ser disponibilizados aos grupos a partir de abril. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

Confira a listagem dos contemplados no edital.

Voltar ao topo Voltar