Início do conteúdo

28/04/2016

Fiocruz lamenta o falecimento do médico Newton Potsch

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Presidência da Fiocruz lamenta o falecimento e se solidariza com a família do médico Newton Potsch Magalhães, falecido ontem (27/4). Ele ingressou como residente na instituição, em 1940, no então abrigo Hospital Arthur Bernardes, atual Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), do qual foi diretor por 15 anos. O médico participou da implantação do primeiro banco de sangue humano no país e atuou de forma decisiva para fazer do IFF/Fiocruz uma instituição de referência não apenas na assistência, mas também na pesquisa e no ensino.

Em abril de 2005, Newton Potsch foi homenageado com o Prêmio em Saúde Materno-Infantil, conferido pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz e do IFF/Fiocruz, em reconhecimento pelo conjunto das obras publicadas e por sua atuação institucional. O médico foi professor do IFF/Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), atuou em diversos conselhos técnico-científicos da Fundação e participou do Conselho Administrativo da Fiotec. Até 2013, aos 99 anos, fazia parte do União dos Aposentados da Fiocruz (Unifoc).

O corpo de Newton Potsch está sendo velado no Rio de Janeiro, na Capela 9 do Cemitério de São João Batista. O sepultamento acontecerá hoje (28/4), às 15h.

Voltar ao topo Voltar