Início do conteúdo

30/05/2016

Fiocruz lança obra sobre Rede de Pesquisa em Manguinhos

Renata Fontoura (Fiocruz Paraná)


A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) da Fiocruz promoveu, no dia 24/5, o lançamento do livro Rede de pesquisa no território de Manguinhos: sociedade e pesquisadores em conexão com o SUS, durante a programação 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, realizada em Curitiba. A obra, organizada pelas pesquisadoras Isabela Soares Santos e Roberta Argento Goldstein, é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em parceria da VPPLR com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS/Fiocruz), entre os anos de 2009 e 2013, por meio do então Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP). Em suas mais de 300 páginas, a publicação apresenta o relato das pesquisas e da gestão da Rede de Pesquisa PDTSP-Teias, que desenvolve e avalia experiências para um modelo de gestão de atenção à saúde em Manguinhos, e seus desafios em gerir os 14 projetos apresentados.

Evento em Curitiba reuniu as organizadoras do livro e os responsáveis diretos pelas pesquisas (Foto: Wagner Nagib / Fiocruz Paraná)

 

“As 14 pesquisas que participam do livro foram desenvolvidas no território de Manguinhos por pesquisadores das diversas unidades da Fiocruz, com diferentes temas de pesquisa”, explica Roberta Goldstein. Segundo a pesquisadora, as experiências mostram que com o apoio da instituição é possível integrar a comunidade e os pesquisadores e desenvolver ações que contribuam para a gestão dos serviços de saúde. “Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, este trabalho mostra que podemos gerar resultados importantes com a parceria estabelecida com a comunidade. No livro, 13 das 14 pesquisas têm o envolvimento direto da comunidade. Além disso, fazer com que os pesquisadores vissem a comunidade não apenas como objeto de estudo, mas como parceira na construção da pesquisa, foi um dos grandes ganhos que obtivemos”, complementa. 

Também organizadora da obra, Isabela Soares Santos ressaltou que as experiências, além de reforçarem a importância do trabalho em rede, registram pesquisas que têm como resultado final uma contribuição real para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O livro é fruto do incentivo da Presidência da Fiocruz para pesquisas que visam desenvolvimento de tecnologias que contribuem para o SUS funcionar, como gestão de processos de trabalhos, manuais e vídeos, entre outros”, pontua. “A ideia da organização da publicação surgiu para registrar esse tipo de pesquisa, que não limita o conhecimento científico a artigos e revistas, mas que gera ações reais para o aprimoramento sistema de saúde público e conta como foram realizadas, de forma a incentivar que mais pesquisas desse tipo sejam feitas”, explica.

Durante o lançamento, estiveram presentes os responsáveis pelas pesquisas que assinam os capítulos que registram suas experiências. O livro, publicado pela Editora Hucitec, será disponibilizado em breve no portal da Fiocruz em formato de e-book.

Voltar ao topo Voltar