Início do conteúdo

15/04/2020

Fiocruz Mato Grosso do Sul faz parcerias para combate à Covid-19

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)


A pandemia causada pela Covid-19 trouxe desafios para o sistema de saúde e um deles tem a ver com a ampliação da capacidade de resposta para atender à crescente demanda pelo diagnóstico molecular. Com esse objetivo, foi firmada em Campo Grande (MS) uma parceria entre Lacen, Embrapa, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems) e Fiocruz para dar conta desta e de outras ações de enfrentamento do novo coronavírus.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte recebeu os diretores do Lacen-MS e da Fiocruz Mato Grosso do Sul para uma reunião que também contou com a presença de pesquisadores das instituições. A reunião considerou aspectos técnicos e operacionais dessa ação colaborativa, como a verificação da estrutura física e dos equipamentos de RT-qPCR disponíveis e adequados para a realização dos testes. Também foi discutida a possibilidade de apoiar a execução de testes para arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para desafogar a fila de espera para esses exames.

Os protocolos de calibração dos equipamentos e validação dos kits foi concluída para dengue, zika e chikungunya e também para o novo coronavírus. Até o momento foram realizados cerca de 600 testes para dengue, zika e chikungunya, com 242 amostras positivas para dengue tipo 2.

Outra ação coordenada pela Secretaria estadual de Saúde inclui o Polo de Diagnóstico para a Estratégia Drive-Thru na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), também em parceria com Lacen, Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A iniciativa tem por objetivo a realização dos testes diagnósticos dos profissionais de saúde e da força de segurança pública do estado.

Outra vertente da parceria vem do Núcleo de Evidências (NEVMS). O Núcleo, formado por UFMS, Uems, Fiocruz MS, Humap e Sesau, tem trabalhado na elaboração de um estudo (revisão sistemática) para responder ao questionamento dos profissionais da saúde quanto à substituição das máscaras descartáveis pelas de tecido (disponível na página da Fiocruz MS).

Voltar ao topo Voltar