Início do conteúdo

09/06/2008

Fiocruz passa a abrigar Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano

Rafael Cavadas


Nesta segunda-feira (9/6) a Fiocruz instalou a secretaria-executiva da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). A rede, composta inicialmente por sete países (Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela), visa apoiar a implantação de pelo menos um banco de leite em cada um e favorecer a troca de conhecimento e tecnologias entre os membros. A Rede Ibero-Americana é inspirada na experiência brasileira de rede de bancos de leite humano, que conta com 191 unidades instaladas e 10 em fase de implantação.


 Estocagem de leite humano no Instituto Fernandes Figueira

Estocagem de leite humano no Instituto Fernandes Figueira


Depois de implementada, a Rede Ibero-Americana seguirá os passos do modelo brasileiro, que vem contribuindo para a redução da mortalidade infantil a partir do compartilhamento do conhecimento e de tecnologias nos campos de aleitamento materno e da saúde da mãe e da criança. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH) é uma iniciativa do Instituto Fernandes Figueira em parceria com o Icict, ambas unidades da Fiocruz.


O programa foi aprovado durante a 17ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, em 2007, no Chile. Segundo o coordenador da Rede BLH, João Aprígio de Almeida, que está à frente da criação da Rede Ibero-americana, o Icict foi escolhido para abrigar a secretaria-executiva por reunir aptidões na gestão da informação científica e tecnológica e da comunicação em saúde.


“A informação e a gestão do conhecimento em bancos de leite são componentes fundamentais para a rede – mais até do que o componente biomédico – e o Icict detêm as principais condições para viabilizar esse projeto”, afirma Aprígio.


Como na experiência brasileira, a Rede Ibero-mericana trará metodologias e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Icict. O Ensino a Distância, a Biblioteca Virtual em Saúde na temática Aleitamento Materno (BVS AM), a teleconferência, as comunidades virtuais, o Fale Conosco, o sítio virtual, são algumas das ações que o instituto de comunicação e informação científica da Fiocruz vai desenvolver para a cooperação ibero-americana. O coordenador da Rede BLH adianta que está organizando com o Icict a primeira revista científica internacional em formato eletrônico no campo do aleitamento materno, para ser lançada no final de 2008.


Catorze representantes de Estado e de governo dos países membros estiveram presentes na instalação da secretaria, incluindo ministro brasileiros, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Unicef.

Voltar ao topo Voltar